Talvez a região seja a que vem primeiro à sua mente quando você pensa em férias de verão ou em curtir algum feriado. Mas, se você estivesse em meio a um jogo no estilo Show do Milhão, será que você saberia dizer quais são os estados do Nordeste do Brasil? E quantos são? Tem na ponta da língua todas as capitais?

12 cartões-postais mais famosos do Brasil: quantos você conhece?
Quantos países existem no mundo?

Se a sua resposta for não, não encana. O Brasil é enorme – afinal, é o quinto maior país do mundo – e, portanto, não tem problema se de vez em quando as informações se embaralharem na sua cabeça. Tá a fim de mudar isso? Então descubra a resposta pra essas perguntas agora mesmo!

Afinal, quais são os estados do Nordeste do Brasil?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a região Nordeste tem nove estados. Vamos lá, por ordem alfabética:

– Alagoas;
– Bahia;
– Ceará;
– Maranhão;
– Paraíba;
– Pernambuco
– Piauí;
– Rio Grande do Norte;
– Sergipe.

Capitais do Nordeste do Brasil

Quais são os estados do Nordeste do Brasil: quem curte fotos vai adorar Maceió, a capital de Alagoas. Afinal, a cidade é bem fotogênica | Crédito: Shutterstock

Quem curte fotos vai adorar Maceió, a capital de Alagoas. Afinal, a cidade é bem fotogênica | Crédito: Shutterstock

Você ia bem nas provas de Geografia? Pois algumas das perguntas mais frequentes envolviam as capitais do Brasil e do mundo, não é? Sendo assim, para refrescar a sua memória, aqui vai uma listinha dos estados nordestinos e suas respectivas capitais:

Onde passar o Réveillon 2022: dicas de destinos e hotéis pelo Brasil

– Alagoas: Maceió;
– Bahia: Salvador;
– Ceará: Fortaleza;
– Maranhão: São Luis;
– Paraíba: João Pessoa;
– Pernambuco: Recife;
– Piauí: Teresina;
– Rio Grande do Norte: Natal;
– Sergipe: Aracaju.

Curiosidades sobre o Nordeste do Brasil

Agora que você já sabe quais são os estados do Nordeste do Brasil, vale a pena conhecer melhor a região. Isso porque ela corresponde a 18% do território nacional e estima-se que tenha quase 55 milhões de habitantes. Já pensou? Pois é, o Nordeste é muito mais do que praias (apesar de ninguém conseguir dizer não para elas!). Confira, agora, algumas curiosidades envolvendo esta gigantesca parte do país!

– A Bahia é o maior estado da região, com 932 km de praias. De quebra, faz divisa com outros oito estados. Sergipe, por sua vez, é o menor de todos, com um litoral de apenas 60 km.

– A região tem o maior número de estados do país. Pra se ter uma ideia, a região Norte tem sete, Sudeste e Centro-Oeste têm quatro e a região Sul somente três.

Ponta do Seixas Joao Pessoa Paraiba Credito editorial Caio Pederneiras shutterstock 1735886966

Além de ser um lugar lindo, Ponta do Seixas é o ponto mais oriental das Américas. Isso explica porque o sol nasce primeiro em João Pessoa | Crédito editorial: Caio Pederneiras/Shutterstock.com

O sol nasce primeiro em João Pessoa. Isso se deve ao fato de que Ponta do Seixas, além de ser uma ótima praia, é o ponto mais oriental das Américas. Não à toa, a capital da Paraíba é chamada de Porta do Sol.

– O Nordeste como um todo ocupa uma área de 1,558 milhão km². Se a gente fosse comparar isso com outros países, seria equivalente à extensão da Mongólia.

Tá a fim de viajar pelo Brasil? Veja alguns dos destinos mais bonitos do país

– O Maranhão abriga a maior quantidade de ilhas do Brasil. Até mesmo São Luis, a capital, é uma ilha. E o destino vai além: também tem a maior reserva de manguezais do país, assim como se destaca por ter um dos litorais mais bem preservados.

– A Bahia lidera a produção de cacau no Brasil. Isso contribui para que o país seja o sétimo maior produtor de cacau do mundo.

Recife detém o título de capital mais antiga do Brasil. Ela foi fundada em 1537. Da mesma forma, Salvador também já vem de outros carnavais: sua fundação ocorreu em 1549.

Cajueiro de Pirangi Parnamirim Rio Grande do Norte Credito editorial Luiz Barrionuevo shutterstock 1399542569

O cajueiro de Pirangi (foto), em Parnamirim, consta no livro dos recordes como o maior cajueiro do mundo. Ele tem quase 8,5 mil m² de copa | Crédito editorial: Luiz Barrionuevo/Shutterstock.com

– Se amarra em caju? Então você precisa conhecer o cajueiro de Parnamirim, que fica na Praia de Pirangi, no litoral sul do Rio Grande do Norte. Ele tem mais ou menos 8,5 mil m² de copa e produz cerca de duas toneladas e meia de caju por safra. Além dele, recentemente descobriu-se que o maior cajueiro do mundo é o Cajueiro Rei, que fica no Piauí. Ele é 300 m² maior do que o potiguar.

12 destinos nacionais mais buscados pelo público LGBT+
Curiosidade: quais são as lembrancinhas mais procuradas ao redor do mundo?

E aí, quer ir para o Nordeste?

Uma coisa é fato: não precisa saber quais são os estados do Nordeste do Brasil pra querer ir pra lá. Neste caso, faça bonito: consulte um(a) agente de viagens. Deixe todo o planejamento para um(a) profissional e fique só com a parte boa: o bronze, a gastronomia maravilhosa e a segurança de ter assistência a qualquer momento. Para começar a sonhar com as próximas férias, confira todo o conteúdo que nós temos sobre a região clicando aqui.

Ah, e mais um detalhe! Conta pra gente quais cidades você já teve a chance de visitar e de quais você mais gostou!

Fonte segueviagem.com.br

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *