Maragogi Alagoas shutterstock 1836765643

Tá a fim de saber quais passeios fazer em Maragogi (AL)? A gente separou oito deles pra você | Crédito: Shutterstock

*Post publicado originalmente em 04/01/2021, mas atualizado às 18h30 de 22/11/2021*

O nome soa familiar para brasileiros e gringos. Afinal de contas, quem nunca ouviu falar em Maragogi, destino que disputa com Maceió a atenção de quem vai para Alagoas? Inclusive, menos de 130 km separam as duas cidades. Maragogi faz parte da Costa dos Corais, uma Área de Proteção Ambiental que se estende por 120 km ao longo da costa.

7 passeios em Maceió (AL) para fazer na sua próxima viagem
Onde passar o Réveillon 2022: dicas de destinos e hotéis pelo Brasil

Quem vai pra lá em busca de mar morno e tranquilidade encontra exatamente isso. Mas, como Maragogi gosta de surpreender, ela também tem uma orla enfeitada por coqueiros e coloca à disposição de todo mundo gostosas piscinas naturais. Essas piscinas são consequências dos recifes de corais e um dos principais motivos pelos quais o lugar ganhou o apelido de Caribe Brasileiro.

De forma geral, há diversos passeios em Maragogi que valem a pena. Quase todos eles, no entanto, têm o estonteante mar como pano de fundo. Então já sabe: quer colocar o bronze em dia e descansar muito? Este é o lugar. A fim de ajudar você a entender melhor a região, nós escolhemos oito passeios imperdíveis para fazer em Maragogi.

Passeios em Maragogi: 8 dicas para a sua viagem ser nota mil

1. Visite as famosas piscinas naturais

Prepare-se, porque as piscinas naturais de Maragogi, em Alagoas, são de tirar o fôlego | Crédito: Guilhermo Novolisio

A grande atração de Maragogi são as piscinas naturais, formadas por recifes de corais e acessadas de barco. São três áreas de piscinas naturais: as galés principais (que são as maiores), Taocas e Barra Grande. Em todas elas dá para observar a vida marinha usando snorkel, mas a vista já vale a pena mesmo sem o equipamento, pois a água é tão cristalina que dá pra ver peixinhos facilmente.

Contudo, vale ter em mente que o sucesso do passeio depende da maré, uma vez que, quanto mais baixa ela estiver, melhor o passeio será. Isso porque, quando a maré baixa bastante, a visibilidade da água fica ainda melhor.

2. Vá ao Zoológico Pet Silvestre

Zoo Pet Silvestre Maragogi AL Crédito Divulgação

Acima de tudo, o Zoológico Pet Silvestre é um dos passeios em Maragogi ótimo para crianças | Crédito: Divulgação

O Zoológico Pet Silvestre é uma ótima oportunidade para quem quer fazer algo diferente de ir à praia. Como o nome já diz, o local é o habitat de muitos bichinhos silvestres, como jiboias, pítons (espécie de cobra), iguanas, jacarés, geckos (lagartos), jabutis, corujas, tucanos, araras, macacos-prego, quatis e tartarugas tigre-d’água, por exemplo. Por meio de uma visita guiada, é possível ter contato direto com os animais, assim como aprender mais sobre seus hábitos em uma experiência lúdica e bem segura.

Quer um diferencial? O zoo foi o primeiro empreendimento brasileiro a receber o certificado de Bem-Estar Animal, emitido pela Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL. Ou seja: o passeio é ótimo, sobretudo para ser feito na companhia de crianças, visto que reflete a importância de respeitar e cuidar dos bichinhos.

3. Admire a vista do Mirante do Cruzeiro 

Vista do Mirante do Cruzeiro, em Maragogi, no estado do Alagoas | Crédito: Shutterstock

Acima de tudo, o Mirante do Cruzeiro detém a vista mais bonita de Maragogi. Até porque de lá do alto dá para observar toda a cidade, com destaque para a vista privilegiada para o mar verde-esmeralda. Sendo assim, garanta um celular ou uma boa câmera em mãos, pois o point é excelente para fotos. Cabe ressaltar ainda o restaurante Alto do Cruzeiro, pertinho do mirante e localizado em uma pequena pousada de mesmo nome.

Afinal, quais são os estados do Nordeste do Brasil? Vem ver números, capitais e curiosidades

4. Confira as ruínas do Mosteiro de São Bento

Ruínas do Mosteiro de São Bento, em Maragogi, no estado do Alagoas | Crédito: Rute Barbosa/Iphan

No povoado de São Bento, no alto do Morro do Cuscuz, fica a área de ruínas do Mosteiro de São Bento. Durante os séculos 16 e 17 funcionava ali um templo religioso onde se estabeleceram os monges beneditinos. Hoje, porém, restam as ruínas do antigo mosteiro e algumas catacumbas com monges que foram enterrados no local. Para coroar, o lugar descortina uma vista linda para o mar. Ah, importante: o passeio deve ser feito com os bugueiros credenciados da região.

5. Faça pelo menos um passeio de buggy em Maragogi

Aposte em um passeio de buggy, porque assim você pode conhecer várias praias de Maragogi, em Alagoas | Crédito editorial: Caio Pederneiras/Shutterstock.com

Por falar nisso, que tal conhecer várias praias em um único tour, hein? Pois saiba que o passeio de buggy proporciona justamente isso. Dispondo de dois roteiros na região, o visitante pode escolher se prefere as praias do sul ou do norte. Não à toa, este é um dos passeios em Maragogi favoritos da galera.

Com duração média de três horas e capacidade para até quatro pessoas, os locais por onde o buggy passa são:

Praias do Sul: Camacho, São Bento, Japaratinga, Bitingui e Barreiras do Boqueirão.
Praias do Norte: Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Xaréu e Ponta de Mangue.

6. Fique da cor do pecado nas praias de Maragogi

Praia de Antunes Maragogi Alagoas shutterstock 698176513

Sol, mar e muita beleza: as praias são as marcas registradas de Maragogi. Na foto, clique da Praia de Antunes | Crédito: Shutterstock

A pedida é por lugares movimentados e com estrutura? Se sim, as praias de Barra Grande e Antunes são perfeitas, já que contam com quiosques e barracas com cadeiras, guarda-sóis e ricos cardápios. Ah! A Praia Pontal do Maragogi também tem excelente estrutura e exibe uma vista completa de toda a orla do centro e da foz do Rio Maragogi.

Por outro lado, caso queira algo mais tranquilo, a Praia de Xaréu ostenta longa faixa de coqueiros e uma grande piscina natural. Outra com uma vibe sossegada é a Ponta do Mangue, com águas esverdeadas e azuis, bancos de areias e corais. Por fim, a Praia de Peroba, localizada quase na divisa com Pernambuco, é mais deserta e com um mar bem calminho.

7. Conheça o Caminho de Moisés 

Praia de Barra Grande Maragogi Alagoas shutterstock 2041895918

Se amarra em fotos? Então se liga nesse clique do Caminho de Moisés, na Praia de Barra Grande, em Maragogi (AL) | Crédito: Shutterstock

Outro passeio que não pode faltar no seu roteiro é o Caminho de Moisés. O nome, como você já deve ter adivinhado, faz referência à célebre passagem bíblica de quando Moisés dividiu o Mar Vermelho e libertou o povo do Egito. Este ao qual a gente se refere não fica no Mar Vermelho, mas sim na Praia de Barra Grande. Trata-se de um banco de areia que permite que as pessoas caminhem por “cima” do mar, em direção ao horizonte. Entretanto, do mesmo modo que as piscinas naturais, este caminho só fica aparente na maré baixa. Logo, verifique antes a tábua de marés, viu? O local é lindo e muito diferente, além de ser ótimo para os pequenos, uma vez que a água ao redor do banco fica bem rasinha.

8. Dê uma passadinha em Maceió  

Maceio shutterstock 1293475042

Maceió – Alagoas | Crédito: Shutterstock

Antes de qualquer coisa, Maceió costuma ser a porta de entrada para Alagoas, mas principalmente pra quem quer ir a Maragogi. Para quem for viajar de carro, é importante ter em mente que o percurso pode ser feito em várias estradas. Porém, o trajeto mais rápido (de duas horas) é pela AL-105, a partir do Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares.

Maceió é a capital do estado e, portanto, sempre vale a pena incluí-la no roteiro. O destino é bem turístico e coleciona praias bem bonitas. Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde são as principais praias urbanas, enquanto a Praia do Gunga, a Praia do Francês e a Praia do Carro Quebrado, por exemplo, ficam em cidades adjacentes, a curta distância. Maceió, assim como Maragogi, não decepciona quem procura por boa infraestrutura: oferece bons restaurantes, bons hotéis e muita diversão.

3 praias imperdíveis em Maceió, a capital de Alagoas

E você, já fez algum desses passeios em Maragogi? Então conta pra gente! Assim você acaba ajudando a tirar as dúvidas de outra pessoa! Agora, se você planeja viajar para lá em breve, converse com um(a) agente de viagens, uma vez que ele(a) pode formatar um roteiro que seja a sua cara.

Fonte segueviagem.com.br

Recommended Posts