Um dos lugares mais lindos de todo o estado de Minas Gerais, a Serra do Caraça fica localizada nas cidades de Santa Bárbara e Catas Altas, a cerca de 120 km de Belo Horizonte. Lotada de paisagens naturais envolvidas pela Mata Atlântica e o Cerrado, ela tem tudo para ser o destino ideal para quem procura por ecoturismo.

Pontos turísticos de Minas Gerais em 6 destinos imperdíveis
Será que você conhece todas as Serras Brasileiras?

Ficou curioso para conhecer este local? Então confira a seguir algumas dicas de o que fazer na Serra do Caraça. Inclusive, seus principais pontos turísticos ficam dentro do Parque Natural do Caraça. Vem ver!

O que fazer na Serra do Caraça (MG)

1. Parque Natural do Caraça

shutterstock 1614606655

Lobos-guarás podem ser avistados no Parque Natural do Caraça, na Serra do Caraça, em Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Se a busca for por paisagens memoráveis, o local ideal para visita é o Parque Nacional do Caraça. Reunindo Mata Atlântica, Cerrado e campos rupestres em um único lugar, conta com diversas grutas, trilhas, cachoeiras e piscos, assim como uma fauna bem diversa. Até porque você sabia que ali é possível avistar o lobo-guará e algumas raposas? Acredite, vale a pena conhecer!

Natureza e ar livre: conheça os principais parques nacionais

2. Cachoeira Cascatona

shutterstock 1614616276

Cachoeira Cascatona, um dos ícones da Serra do Caraça, em Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Outra grande atração natural local, a Cachoeira Cascatona é uma queda d’água de aproximadamente 70 metros de altura. Apesar de ser marcada por uma deliciosa piscina natural, onde é permitido se refrescar, o acesso requer cuidado, pois passa por dentro da mata.

3. Santuário do Caraça

shutterstock 1612592824

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, a primeira igreja neogótica do Brasil, fica na Serra do Caraça | Crédito: Shutterstock

Complexo reconhecido por guardar a primeira igreja neogótica do Brasil, a Nossa Senhora Mãe dos Homens, o Santuário do Caraça é grandioso e deslumbrante. Rodeado por um belo jardim e por um labirinto verde bem preservado, o logal abriga primeiro órgão de tubos fabricado no Brasil e uma réplica do famoso quadro Santa Ceia, uma das obras-primas de Leonardo da Vinci. O quadro foi pintado por Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde, arista cujas obras estão espalhadas por várias cidades mineiras.

Ainda no Santuário, os visitantes também podem conhecer o processo de produção do vinho em uma adega, bem como visitar um museu nas ruínas do colégio e as catacumbas onde estão enterrados os padres.

4. Cachoeira Cascatinha

A apenas 20 minutos de caminhada do Santuário do Caraça, a Cachoeira Cascatinha é formada por quatro quedas, sendo que a maior delas soma 40 metros de altura. Com águas refrescantes e poços perfeitos para um mergulho, ela é uma das mais visitadas da região devido à facilidade de acesso. Ou seja: não pode faltar na sua listinha de o que fazer na Serra do Caraça.

5. Pico da Carapuça

A 6 km do Santuário do Caraça e acessado por meio de uma caminhada leve, o Pico da Carapuça é dono de uma vista deslumbrante que vale a pena ser admirada. Tá a fim de saber o que você consegue ver de lá de cima? A resposta é uma só: todo o Parque Natural da Serra do Caraça. Em outras palavras, prepare a câmera e o fôlego, porque o panorama é bem bonito.

6. Trilhas e mais trilhas

Serra do Caraca Minas Gerais shutterstock 1772663405

Tranquilidade e verde exuberante: marcas registradas da Serra do Caraça, em Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Gosta de um contato bem próximo com o meio ambiente? Então saiba que o Parque Natural do Caraça oferece diversos trajetos – e com várias dificuldades. Ou seja: dá as boas-vindas a todo tipo de público. Para aqueles que não se sentem seguros em andar sozinhos, há guias credenciados para fazer o tour. Vale a pena!

AFINAL: POR QUE VISITAR A SERRA DO CARAÇA?

Santuario do Caraca Minas Gerais shutterstock 1601644594

Vista aérea do Santuário do Caraça, em Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Casa de um dos principais parques para ecoturismo do estado de Minas Gerais, difícil é não encontrar um motivo para visitar a Serra do Caraça. Isso porque, como já mencionado neste post, por lá dá pra conhecer diversas cachoeiras, trilhas, piscinas naturais, grutas e o maravilhoso Santuário do Caraça. Isso sem contar o fato de ser parte do roteiro turístico da Estrada Real. Resumindo: a região é realmente imperdível!

Lugares para viajar no Brasil: alguns dos destinos mais bonitos do país

E você, o que achou das nossas dicas de o que fazer na Serra do Caraça? Já teve a chance de conhecer essa região movida pelo ecoturismo? Então deixe um comentário, já que assim você acaba tirando as dúvidas de outras pessoas! E aqui vai uma última dica: se a ideia for viajar em um futuro próximo, consulte sempre um agente de viagens, viu? Dessa forma você garante uma trip de boas do começo ao fim!

Fonte segueviagem.com.br

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *