. Mas, diferente da sua vizinha Ouro Preto, Tiradentes oferece um ritmo mais lento e tranquilo para os amantes de história que desejam relaxar. O Centro Histórico é o coração da cidade. Além disso, é onde ficam a maior parte dos pontos turísticos. Então, coloque um sapato confortável e vamos conhecer as principais dicas de o que fazer em Tiradentes!  

Pontos turísticos de Minas Gerais em 6 destinos imperdíveis
O que fazer em Ouro Preto: um passeio pela história local 

Principais dicas de o que fazer em Tiradentes, em Minas Gerais

1. Caminhe pelo Centro Histórico

Tiradentes Minas Gerais shutterstock 1368456374

Quem visita Tiradentes, em Minas Gerais, não pode deixar de explorar a cidade a pé, sobretudo o Centro Histórico | Crédito: Shutterstock

Antes de mais nada, vale ter em mente que em um final de semana ou feriado você consegue aproveitar bastante. A cidade é pequena, porém não se engane, pois ela não deixa a desejar! Umas das principais dicas de o que fazer em Tiradentes é andar pelas simpáticas ruas do Centro Histórico, uma vez que é lá que estão concentrados os principais pontos turísticos. Não deixe de passear pelo Largo das Forras, a mais tradicional praça de Tiradentes. Além disso, você estará bem próximo das ruas Padre Toledo, Direita e Ministro Gabriel Passos, as quais, por sua vez, também reúnem muitas atrações, como igrejas, restaurantes, lojas e pousadas.  

Afinal, quais são os estados do Sudeste do Brasil?

2. Visite as igrejas da cidade

Igreja Matriz de Santo Antonio Tiradentes Minas Gerais shutterstock 1661387191

Durante a noite, as igrejas na cidade de Tiradentes (MG) ficam iluminadas e se reforçam como belos cartões-postais l Clique da Igreja Matriz de Santo Antônio, a principal da cidade | Crédito: Shuttertock

Se você se interessa por arte sacra certamente não pode deixar de percorrer o circuito religioso de Tiradentes. Com suas lindas igrejas e capelas é um passeio imperdível, que com certeza te garantirá bonitas fotos. Contudo, quando estiver por lá, não deixe de conhecer a principal igreja da cidade, a Matriz de Santo Antônio, assim como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Santuário da Santíssima Trindade.  

Dica: apesar de ser bem difícil encontrar as igrejas abertas em Tiradentes, tente principalmente aos sábados e domingos pela manhã. Nos meses de férias, vale aproveitar para conferir o show de luzes na Igreja Matriz de Santo Antônioque toma conta da fachada, e o Concerto de Órgãorealizado em seu interior. Em linhas gerais, são passeios bem bacanas para curtir em família!  

3. Conheça os museus de Tiradentes 

Museu da Liturgia Tiradentes Minas Gerais Credito editorial Deni Williams shutterstock 2044617509

Acima de tudo, quem visita Tiradentes, em Minas Gerais, não pode deixar de visitar os casarões coloniais e os museus | Fachada do Museu da Liturgia | Crédito editorial: Deni Williams/Shutterstock.com

Como uma boa cidade histórica, não poderiam faltar museus neste roteiro, né? Pois Tiradentes é repleta de lindas obras arquitetônicas. Algumas delas até merecem mais atenção por conta não só da sua beleza, mas também da sua importância na história da cidade. Esse é o caso, por exemplo, do Museu de Sant’Anna, que era uma antiga cadeia pública. Há também o solar onde viveu o Padre Toledo, que agora é o Museu da Casa Padre Toledo. Você também poderá conhecer a sede do Museu da Liturgia, construída na primeira rua de Tiradentes. Quer mais? Então saiba que você também pode conhecer os casarões do século 18, que hoje abrigam a câmara municipal e a prefeitura da cidade. Realmente é uma verdadeira aula de história!  

9 museus que contam a história do Brasil

4. Faça um passeio de charrete  

Tiradentes Minas Gerais Credito editorial Adriana Soares Silva shutterstock 1823427845

As charretes, além de serem cartões-postais do destino, são passeios animados e, portanto, ótimas dicas de o que fazer em Tiradentes (MG) l Crédito editorial: Adriana Soares Silva/Shutterstock.com

Para os que não gostam de caminhar muito, dar uma volta pelas ruas de Tiradentes a bordo de uma charrete é uma excelente pedida! Isso porque, mais do que serem bem tradicionais no destino, o charreteiro conta várias histórias e curiosidades sobre a região. O passeio é superdivertido e é perfeito para casais e crianças.   

Dica: a grande maioria das charretes está localizada no Largo das Forras e custa em torno de R$30. Não se esqueça de carregar seu celular ou câmera a fim de garantir boas fotos.  

5. Explore a Serra de São José 

Serra de Sao Jose Tiradentes Minas Gerais shutterstock 1657183606

Além de tudo, Tiradentes (MG) é bem famosa pelo ecoturismo, uma vez que é cercada pela Serra de São José | Crédito: Shutterstock

Os amantes da natureza não são esquecidos neste post com dicas de o que fazer em Tiradentes! Cercada pela Serra de São Joséa cidade oferece opções divertidas e aventureiras de passeios de ecoturismoDá pra realizar trilhas para conhecer as belíssimas cachoeiras, poços e grutas, bem como se deliciar com as vistas de tirar o fôlego de alguns dos mirantesAo mesmo tempo, vale fazer cavalgadas ao pé da serra e, assim, conhecer caminhos históricos. Inclusive, os passeios são uma boa pedida para quem vai ficar mais tempo na região e exibem diferentes níveis de complexidadeOu seja, todo mundo pode curtir!  

Ecoturismo: confira 10 destinos no Brasil

6. Experimente a gastronomia típica (e deixe a dieta de lado)

comida mineira shutterstock 1463092265

Quem já conhece sabe: a gastronomia é um ponto muito forte de Tiradentes e outras cidades mineiras | Crédito: Shutterstock

Por se tratar de uma cidade mineira, já dá pra imaginar que a gastronomia não deixa nada a desejar, né? E o destino vai muito além dos pratos típicos. A maioria dos restaurantes tem excelentes cardápios e pratos inusitados, perfeitos para quem gosta de experimentar coisas novas. Mas claro que com aquele bom e velho toque mineiro que agrada ao paladar de todos.  

Dica: se você ama gastronomia, tente visitar a cidade durante o Festival Cultura e Gastronomia de TiradentesTrata-se de um evento bem tradicional, já que toda a cidade se volta para comidas deliciosas e chefs convidados.  

7. Se acabe nas compras de artesanato 

Tiradentes Minas Gerais Credito editorial Deni Williams shutterstock 2036009573

Você não pode deixar de levar aquela recordação especial de Tiradentes, em Minas Gerais | Crédito editorial: Deni Williams/Shutterstock.com

Para os fãs de decoração, Tiradentes também é um destino maravilhoso. Mesmo porque oferece diversas lojas únicas para quem procura por artesanato de qualidade, móveis rústicos e objetos de decoração. Com muitas opções e variedades, você vai encontrar artigos com os mais diversos preços e pra todos os tipos de gostos. De quebra, é o lugar ideal para levar uma lembrança de viagem para a família todaLogo, reserve um tempo para visitar as lojinhas com calma, viu?  

Tá a fim de saber quais são as lembrancinhas mais procuradas ao redor do mundo? A gente te conta

8. Estique até as cidades próximas  

Paroquia e Santuario Nossa Senhora da Conceicao Ouro Preto Minas Gerais Credito editorial Luis War shutterstock 1731542182

Quer uma dica? Então anote aí: estenda a viagem e conheça outros destinos mineiros | Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, Minas Gerais | Crédito editorial: Luis War/Shutterstock.com

Se você gosta de passear de carro fica ainda mais fácil aproveitar o rico roteiro histórico disponível perto de Tiradentes. Caso seja possível e você não esteja correndo contra o relógio, aproveite para conhecer outras cidades que compõem o circuito da Estrada Real.  Portanto, programe-se direitinho e visite cidades como São João del Rei, Ouro Preto, Congonhas e Mariana, por exemploAfinal de contas, Minas Gerais é um estado riquíssimo em histórias e surpresas.  

Estrada Real: veja quais cidades visitar e viaje de volta ao Brasil Colônia
5 dicas de passeios de trem pelo Brasil 

Bom, agora que você já sabe as principais dicas de o que fazer em Tiradentes, deve estar ansioso(a) para colocar esse roteiro em prática, né? Não há dúvidas de que a cidade vai te surpreender positivamente em todos os sentidos e você vai se apaixonar por cada detalhe desse lugar!  

E, para tornar essa viagem ainda mais inesquecível, não deixe de falar com um(a) agente de viagens. Assim a sua trip fica ainda mais exclusiva e especial. Depois não se esqueça de compartilhar com a gente como foi, viu? 

Fonte segueviagem.com.br

Recommended Posts