Localizada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, Terê, como é carinhosamente apelidada, é um destino multifacetado. Afinal, oferece opções que vão desde passeios na natureza e parques temáticos até a inegável vocação para a gastronomia. Queridinha dos cariocas, é uma excelente escolha para aqueles que procuram de tudo um pouco. Se identificou? Então vem descobrir agora mesmo o que fazer em Teresópolis!

O que fazer na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro
O que fazer em Petrópolis, no Rio de Janeiro

Atenção: a vontade de viajar vai bater forte ao ler este post, mas, no momento, importante mesmo é se cuidar. Sendo assim, aproveite este tempo para planejar a sua próxima aventura e coloque seus planos em prática mais pra frente. Em todo o caso, consulte um agente de viagens, combinado? 😉

1. Fotografe do Mirante do Soberbo

Dedo de Deus - Teresópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Dedo de Deus – Teresópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Um dos pontos turísticos mais famosos da região, o Mirante do Soberbo fica quase na divisa entre Guapimirim e Teresópolis. A partir dele é possível admirar outros lugares maravilhosos, como, por exemplo, a montanha Dedo de Deus, o Dedo de Nossa Senhora e o Pico do Escalavrado. Ei, vale chegar bem cedinho no local, já que ele costuma ficar bem cheio.

2. Aventure-se nos parques de Teresópolis

Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Teresópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Teresópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Você é um daqueles viajantes que amam o contato com a natureza? Pois então saiba que o destino abriga  o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, um dos mais importantes do país e com mais de 200 km de trilhas, assim como o Parque Estadual dos Três Picos, o maior do estado. Por outro lado, vale ressaltar ainda o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, endereço da famosa trilha da Pedra da Tartaruga, onde, além de uma vista incrível, é possível praticar rapel.

3. Caminhe pelo centro da cidade

Apesar de não guardar as mais famosas atrações turísticas da região, no centro de Teresópolis é possível visitar o Palácio Teresa Cristina (sede da prefeitura), visitar um museu histórico e, claro, aproveitar para fazer refeições e compras na Feirinha do Alto. O local é ideal para adquirir muitas lembrancinhas, portanto reserve um tempinho para explorá-lo com calma.

4. Ainda pelo centro: visite a Vila St. Gallen

Vila St. Gallen - Teresópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Divulgação Facebook Vila St. Gallen

Vila St. Gallen – Teresópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Divulgação Facebook Vila St. Gallen

Aproveitando, que tal uma pausa para o lanche? A Vila St. Gallen é um complexo de restaurantes com estilo arquitetônico que lembra em muito as construções europeias. Um dos seus diferenciais é o fato de servir pratos típicos da Alemanha e da Itália, entre outros países. Charmosa, tem também uma pequena fonte e uma capela, ambos perfeitos para fotos. Portanto, não deixe ela de fora da sua lista, ok?

5. Conheça a Cachoeira dos Frades

Cachoeira dos Frades - Teresópolis - Rio de Janeiro | Crédito editorial: Wagner Campelo / Shutterstock.com

Cachoeira dos Frades – Teresópolis – Rio de Janeiro | Crédito editorial: Wagner Campelo / Shutterstock.com

Superbonita, a Cachoeira dos Frades conta com um poço ideal para banho. Muita procurada pelos moradores, uma vez por lá é possível ver alguns deles almoçando tranquilamente e relaxando nos arredores. Com entrada gratuita, para acessá-la é necessário percorrer uma estradinha de terra e, depois, uma trilha de cinco minutos. Enfim, é um atrativo imperdível!

6. Divirta-se no Parc Magique

lecanton Parc Magique

Parc Magique – Teresópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Divulgação

Situado no interior do hotel-fazenda Village Le Canton, o Parc Magique é uma atração e tanto para os pequenos. Dono de uma decoração medieval e cheio de brinquedos, reúne montanha-russa, roda-gigante, barco viking, trem-fantasma, cinema 5D, bungee jumping e jogos eletrônicos, por exemplo. Ou seja: vale a pena conhecer!

7. Viaje no tempo no Sobrado Histórico José Francisco Lippi

Sobrado Histórico José Francisco Lippi - Teresópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Divulgação Facebook

Sobrado Histórico José Francisco Lippi – Teresópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Divulgação Facebook Sobrado Histórico José Francisco Lippi

Por fim, voltado para aqueles que amam um passeio recheado de história, o Sobrado Histórico José Francisco Lippi é uma excelente escolha. Sobrado que antigamente era a sede de uma fazenda, exibe arquitetura do século XIX, móveis, objetos e documentos históricos. Para completar e deixar tudo ainda mais especial, os atuais donos são encantadores e recebem os visitantes com roupa de época, a fim de promover uma legítima viagem no tempo. É imperdível!

TERESÓPOLIS E COVID-19: COMO A CIDADE ESTÁ FUNCIONANDO NA PANDEMIA?

Visando garantir um passeio seguro, Teresópolis está seguindo uma série de medidas e protocolos de saúde. Elas incluem check-in on-line e lotação máxima de 70% da capacidade nos hotéis, bem como obrigatoriedade da utilização de máscara em locais públicos e disponibilização de álcool gel 70%. Além disso, está proibida a entrada nas barracas da Feirart (considerada a maior feira de artesanato do país) e está vigente um toque de recolher entre 1h e 5h. Bares e restaurantes também precisam respeitar o distanciamento social e exigir o uso de máscara, mas só podem operar com 50% da capacidade e têm seu horário de fechamento às 00h.

Ah, e tem mais um ponto importante: para entrar na cidade é necessário dispor de uma senha de acesso. Para obtê-la, basta preencher um formulário no site da prefeitura de Teresópolis com 72h de antecedência.

O que fazer no Rio de Janeiro: principais pontos turísticos

Agora fala pra nós: e você, já conhece a cidade? Então conta pra gente nos comentários e compartilhe suas dicas de o que fazer em Teresópolis! Dessa forma você ajudará outros visitantes que também querem visitar esse maravilhoso pedacinho do Rio.

Fonte segueviagem.com.br

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *