Histórica, litorânea e casa de grandes craques do futebol. Recheada de atrações, essa cidade paulista é a escolha de muitos viajantes, seja para uma viagem bate-volta, saída para cruzeiros ou, então, para curtir alguns bons dias de férias. Já sabe de quem a gente tá falando, né? Pois bora descobrir agora mesmo o que fazer em Santos!

Destinos para viagens bate-volta pelo Brasil
5 paraísos naturais na região Sudeste para quem ama ar livre

7 dicas de o que fazer em Santos

1. Conheça o Museu do Café

Parte da fachada do Museu do Café – Santos – São Paulo | Crédito editorial: T photography/Shutterstock.com

Situado no prédio da antiga Bolsa Oficial de Café, o museu permite que todos conheçam a história da bebida, famosa no Brasil e no mundo. Entre os destaques do passeio, não podemos deixar de mencionar o Salão do Pregão. Isso porque esse era o lugar onde, até 1950, eram feitas as negociações que determinavam o preço diário do café. A sala abriga 81 cadeiras e mobiliário em estilo art noveau – são 154 itens preservados no total –, portanto prepare-se para uma viagem no tempo. Tá se perguntando o que mais dá pra ver por lá? Objetos históricos, documentos e recursos audiovisuais são alguns exemplos.

2. Visite o Aquário Municipal de Santos

Aquário de Santos SP shutterstock 1796919739

Ticonha, espécie de arraia, no Aquário de Santos – Santos – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Se a viagem incluir a criançada, acredite: este lugar precisa estar na listinha de o que fazer em Santos. Inaugurado em 1945, o Aquário Municipal de Santos é o mais antigo do país e abriga diversas espécies da vida marinha, como tubarões, arraias e tartarugas-marinhas. Somando mais de mil m², os quais, por sua vez, são divididos em 32 tanques, é a casa de mais de quatro mil bichinhos. Ou seja: reserve um tempo para explorar suas instalações com calma, viu?

3. Faça um passeio de bondinho

Bonde - Santos - São Paulo | Foto: Tadeu Nascimento

Passeio de bondinho, que parte da Estação do Velongo – Santos – São Paulo | Crédito: Tadeu Nascimento

Um dos principais cartões-postais de Santos, o passeio de bondinho não pode ficar de fora do roteiro, seja essa a sua primeira visita à cidade ou não. Com um trajeto de 5 km, a linha sai da Estação do Valongo, ali mesmo no centro, e percorre cerca de 40 pontos históricos. O tour inclui o Outeiro de Santa Catarina (marco da inauguração da cidade), o Palácio Saturnino de Brito (sede da Sabesp e onde existe um museu sobre o sistema de saneamento do destino) e o Monte Serrat.

Inclusive, vale ressaltar que a própria Estação do Velongo, de 1867, pode ser considerada um atrativo turístico. Afinal, ela é tida como uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo. Além disso, corresponde à primeira estação de trem do estado de São Paulo e exibe um bonito projeto arquitetônico.

4. Vá até o Monte Serrat

Funicular para subir o Monte Serrat Santos São Paulo casa.da .photo shutterstock 1646174734

Funicular para subir o Monte Serrat – Santos São Paulo | Crédito editorial: casa.da .photo/Shutterstock.com

Acessado de bondinho e superemblemático, o Monte Serrat é, sem sombra de dúvida, uma parada obrigatória. Do alto, um antigo cassino e o Santuário Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade, observam o cotidiano do destino. O pôr do sol se torna ainda mais belo quando presenciado dali. Mesmo porque essa é a oportunidade de contemplar a cor alaranjada dos raios de sol dar outro tom às curvas e aos contornos da região. Prepare a câmera, porque é de tirar o fôlego!

Viagens curtas para sair da rotina: dicas e destinos

Para chegar até o topo dá pra pegar um funicular. Neste caso, a viagem dura em torno de quatro minutos. Segundo a história local, o Monte Serrat era o ponto escolhido pela população sempre que acontecia uma invasão pirata. Em 1614, em uma dessas ocasiões, os invasores foram soterrados e a comunidade atribuiu o milagre à Nossa Senhora, motivo pelo qual, muitos anos depois, ela se tornou a padroeira da cidade.

5. Relaxe no Orquidário Municipal de Santos 

Orquidário de Santos Santos São Paulo shutterstock 1787007020

Registro tirado no Orquidário de Santos – Santos – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Quando pensamos em o que fazer em Santos, a primeira coisa que vem à cabeça são as praias, certo? Mas a cidade vai muito além disso, pode acreditar. O orquidário, por exemplo, reserva momentos tranquilos e de contato com a natureza. São cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies e 500 animais de 70 espécies encontrados em seu perímetro. Para adicionar ainda mais brilho ao passeio, pode ser que, ao circular por suas dependências, pavões, tartarugas e outros bichos cruzem o seu caminho. Nada mau, né?

6. Mergulhe na história do futebol

Museu Pelé Crédito editorial Stefan Lambauer shutterstock 1842139336

Museu Pelé – Santos – São Paulo | Crédito editorial: Stefan Lambauer/Shutterstock.com

Casa de craques como Pelé e Neymar, Santos também é o destino ideal para os amantes do esporte. Sendo assim, oferece duas opções e tanto para visita. A primeira delas é o Memorial das Conquistas, instalado no Estádio Urbano Caldeira ou, como é mais conhecido, Vila Belmiro, o estádio oficial do Santos Futebol Clube. Esse espaço de 380 m² reúne mais de 500 troféus conquistados pelo clube em diferentes modalidades, assim como fotos ampliadas em tamanho natural, flâmulas, documentos, uniformes e bolas, entre outros objetos que relembram a história do time e seus jogadores. A visita ainda inclui uma descida até o gramado, o vestiário profissional, as arquibancadas e o Centro de Imprensa Armando Gomes, onde são feitas as entrevistas pós-partidas.

Seguindo viagem, o próximo point imperdível é o Museu Pelé. Fixado nos antigos casarões do Valongo, como o nome já indica o local é dedicado à nossa grande estrela e expões itens como camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus. Para completar, áudios, filmes, fotos e documentos ajudam a contar a trajetória do ídolo.

7. Percorra a orla de Santos

Orla de Santos Santos São Paulo shutterstock 465603119

Orla de Santos – Santos – São Paulo | Crédito: Shutterstock

Emoldurando os 7 km de praia, a orla é um dos grandes atrativos da região. Considerada uma das maiores do mundo desde 2002, ela é uma verdadeira galeria de arte graças aos seus monumentos e conjuntos culturais. Cabe destacar também uma característica pra lá de especial: um jardim com mais de 5 mil metros embeleza seu calçadão. Maravilhoso, não?

9 praias do litoral paulista que vale a pena conhecer

E você, ficou com vontade de viajar em breve, agora que já sabe o que fazer em Santos? Então consulte seu(sua) agente de viagens e comece a planejar o roteiro! Caso já tenha tido a chance de visitar a região, deixe um comentário contando pra nós como foi a sua aventura, viu? Dessa forma você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas 😉

Fonte segueviagem.com.br

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *