A Cidade Imperial – nome pelo qual é chamada por ter sido o refúgio preferido de Dom Pedro II durante muito tempo – é dona de características bem marcantes. De clima ameno, paisagem tranquila e charmosas pousadas, ela tem excelentes atrativos e uma carga histórica inenarrável. Quer saber o que fazer em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro? Vem que a gente te conta!

O que fazer no Rio de Janeiro: principais pontos turísticos

Atenção: a vontade de viajar vai bater forte ao ler este post, mas, no momento, importante mesmo é se cuidar. Sendo assim, aproveite este tempo para planejar a sua próxima aventura e coloque seus planos em prática mais pra frente. Em todo o caso, consulte um agente de viagens, combinado? 😉

1. Centro histórico

Obelisco - Petrópolis - Rio de Janeiro | Crédito editorial: Diego Grandi / Shutterstock

Obelisco – Petrópolis – Rio de Janeiro | Crédito editorial: Diego Grandi / Shutterstock

Que tal uma viagem no tempo? O centro histórico de Petrópolis fará com que você se sinta em uma verdadeira novela de época. Ainda mais com suas construções típicas que têm aquela vibe de interior e que fazem o local ideal para tranquilas caminhadas. Além disso, é o endereço da Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal e outros points imperdíveis. Inclusive, a gente fala um pouquinho mais deles a seguir.

2. Palácio de Cristal

O que fazer em petrópolis - Palácio de Cristal - Petrópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Diego Grandi / Shutterstock

Palácio de Cristal – Petrópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Diego Grandi / Shutterstock

Datado de 1884 e com uma estrutura pré-moldada na França, assinada pelo engenheiro Eduardo Bonjean, foi construído para abrigar feiras de produtos tradicionais da região. Encomendado por ninguém menos que o marido da Princesa Isabel, Conde d’Eu, a construção hoje sedia várias festas, entre elas a tradicional Bauernfest, que celebra a chegada dos colonos alemães em Petrópolis. Geralmente, o festival é realizado em junho. Portanto, se você planeja conhecê-lo, programe-se direitinho.

3. Museu Imperial

O que fazer em Petrópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Diego Grandi / Shutterstock

Museu Imperial – Petrópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Diego Grandi / Shutterstock

Tradicional e igualmente riquíssimo quando o assunto é história, o Museu Imperial não pode ficar de fora da sua lista. Um marco arquitetônico da cidade, dispõe de um acervo supercompleto, com móveis e objetos que foram utilizados pela Família Real. Curiosidade: são disponibilizadas pantufas para conhecer seu interior.  E não acaba por aí! Isso porque o museu ainda tem um delicioso jardim, que é perfeito para passear e curtir por boas horas. Ou seja: aproveite também para tirar muitas fotos.

Vem ver: dicas para organizar suas fotos de viagem

4. Catedral São Pedro de Alcântara

Catedral São Pedro de Alcântara - Petrópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Julio Ricco / Shutterstock.

Catedral São Pedro de Alcântara – Petrópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Julio Ricco / Shutterstock.

Em estilo neogótico francês e alemão, a catedral foi erguida entre os anos de 1884 e 1929. Entre suas principais atrações estão os vitrais de santos, de Jesus Cristo e da Sagrada Família. Da mesma forma, ali também há esculturas do artista francês Jean Magrou.

Quer saber quem é a grande estrela do pedaço? Pois trata-se do Mausoléu Imperial, que guarda os restos mortais de Dom Pedro II, assim como de Dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde d’Eu. Para representá-los há esculturas em tamanho real. Aliás, preste bastante atenção, porque, graças a uma ilusão de ótica, a de Dom Pedro II parece até respirar. Mas não precisa se assustar, viu? É só uma impressão mesmo!

5. Museu Palácio Rio Negro

Museu Palácio Rio Negro - Petrópolis - Rio de Janeiro | Crédito editorial: Davi Correa / Shutterstock

Museu Palácio Rio Negro – Petrópolis – Rio de Janeiro | Crédito editorial: Davi Correa / Shutterstock

Datado de 1889, o palácio integra o Percurso da Memória da cidade de Petrópolis. E tem um diferencial: foi a antiga residência de verão oficial de muitos ex-presidentes brasileiros, como Getúlio Vargas, Café Filho, Juscelino Kubitschek e Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo. O que vai ver por lá? Muitas lembranças e memórias de quem passou por ali, quartos e uma galeria de todos os seus imponentes moradores.

6. Cervejaria Bohemia

Cervejaria Bohemia - Petrópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Diego Grandi / Shutterstock

Cervejaria Bohemia – Petrópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Diego Grandi / Shutterstock

Alô, cervejeiros! Quem ama essa bebida bem geladinha vai adorar esse tour. Já ouviu falar da Bohemia? Em Petrópolis é possível conhecer todo o processo de produção da cerveja em um tour superinterativo e com duração de aproximadamente 2 horas. É simplesmente imperdível, afinal é uma delícia!

Rio de Janeiro: circuito Serra Verde Imperial

7. Trono de Fátima

Trono de Fátima - Petrópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Diego Grandi / Shutterstock

Trono de Fátima – Petrópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Diego Grandi / Shutterstock

Somando 14 metros de altura, o Trono de Fátima fica localizado em um ponto que proporciona uma vista indescritível do centro histórico da cidade. A imagem esculpida em mármore branco conta com 3,5 metros de altura e pesa cerca de quatro toneladas. Já a escultura da cúpula conta com sete colunas para representar os dons do Espírito Santo. Por fim, reserve um tempinho para apreciar este templo ao ar livre e admirar a vista.

8. Palácio Quitandinha

Palácio Quitandinha - Petrópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Crédito editorial: ogirdoor / Shutterstock

Palácio Quitandinha – Petrópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Crédito editorial: ogirdoor / Shutterstock

Palco de bailes, concursos e shows que movimentam o destino, o Palácio Quitandinha foi aberto para ser o maior hotel cassino da América do Sul. Inaugurado em 1944, sua arquitetura em estilo normando francês atrai os olhares de todos os visitantes. Então, já sabe: se estiver procurando o que fazer em Petrópolis, o palácio não pode ficar de fora do roteiro.

9. Avenida Koeler

Casa da Princesa Isabel - Petrópolis - Rio de Janeiro | Crédito editorial: Su Justen / Shutterstock

Casa da Princesa Isabel – Petrópolis – Rio de Janeiro | Crédito editorial: Su Justen / Shutterstock

Que tal uma caminhada pela Avenida Koeler? Lotada de prédios tidos como patrimônios históricos brasileiros, ela é capaz de encantar qualquer viajante. Além de diversas mansões, na avenida estão, por exemplo, a Casa da Princesa Isabel, o Solar Dom Afonso e a belíssima Catedral São Pedro de Alcântara, um dos principais cartões-postais da cidade.

10. Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Petrópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Petrópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

A pedida é por um dia inteirinho em contato com a natureza? Se a resposta for sim, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o lugar certo para aproveitar – e muito! Marcado por diversas trilhas e cachoeiras, um dos circuitos mais famosos é o das Bromélias, que conta com uma fácil caminhada de 30 minutos que passa por uma série de poços. Além dele, as trilhas intermediárias, como a do Véu da Noiva, figuram entre as prediletas. Por fim, para aqueles que gostam de mais dificuldade, a do Morro Açú dura cerca de 6h e exige muito preparo físico.

Viagens curtas para sair da rotina

E aí, já sabe o que fazer em Petrópolis na sua próxima viagem? A aventura pode ser ainda melhor se você contar com o auxílio de um agente de viagens, pois ele saberá criar um roteiro que seja a sua cara e que caiba no seu bolso. Então não perca tempo, não, e comece a planejar o seu próximo embarque!

Fonte segueviagem.com.br

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *