Localizada no centro-oeste do estado de Minas Gerais, essa cidade é um dos destinos mais procurados pelos viajantes. Agraciada com diversos atrativos naturais, não é nem um pouco complicado descobrir o que fazer em Capitólio. Difícil mesmo é saber por onde começar a curtir esse pedacinho brasileiro que é perfeito para aqueles que amam contato com a natureza.

Ficou curioso para saber o que tem de tão especial nessa região mineira? Então confira a seguir uma série de pontos turísticos que encontrará por lá. Contudo, é importante ter uma coisa em mente: alguns lugares podem estar temporariamente fechados ou operando com capacidade limitada por conta da pandemia.

Natureza e ar livre: conheça os principais parques nacionais do Brasil

1. Cachoeira Lagoa Azul

Lagoa Azul - Capitólio - Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Lagoa Azul – Capitólio – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Com águas cristalinas, em delicados tons esverdeados, a Lagoa Azul é um dos cartões-postais de Capitólio. Composta por duas quedas d’água – uma pequena, que deságua na represa de Furnas, e outra um pouco maior –, ela conta com uma deliciosa piscina natural. Ah, importante: é possível acessar o local pelo passeio de lancha pelo Lago de Furnas ou pela Pousada Lagoa Azul onde é preciso pagar de uma taxa de preservação ambiental, OK? Enfim, vale a pena conhecer!

2. Mirante dos Cânions

Mirante dos Cânions - Capitólio - Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Mirante dos Cânions – Capitólio – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Entre os pontos mais famosos da cidade, o Mirante dos Cânions é passeio obrigatório para quem viaja pela região, então o adicione à sua listinha de o que fazer em Capitólio. Perfeito para fotos, fica próximo ao acostamento da rodovia MG-050, entre os quilômetros 311 e 312. Dono de uma vista panorâmica inesquecível, emoldurada pelos cânions e pelo Lago de Furnas, para chegar até o mirante é preciso fazer uma caminhada. Mas não se preocupe: ela é curtinha e bem simples.

3. Paraíso Perdido

O que fazer em Capitólio

Paraíso Perdido – Capitólio – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Rodeado por cânions assim como cascatas, poços, cachoeiras e belíssimas piscinas naturais, o Paraíso Perdido é um complexo bem popular e é lotado de trilhas e piscinas naturais. Como o lugar é bem bonito, certifique-se de ter uma câmera ou um celular para tirar fotos. Definitivamente vale a pena!

4. Lago de Furnas

Lago de Furnas - Capitólio - Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Lago de Furnas – Capitólio – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Também conhecido como “Mar de Minas”, o Lago de Furnas é o maior espelho d’água do mundo. Afinal, ele tem mais de 1.000 m² e abrange mais de 30 municípios mineiros. Superprocurado, pode ser desbravado em passeios de barco, escuna, lancha ou catamarã. Durante os tours é possível conhecer, por exemplo, grutas, piscinas naturais e passear em meio aos cânions formados por diversas quedas d’água. Portanto, a dica é consultar um agente de viagens para reservar esses passeios e garantir uma aventura completa.

5. Cachoeira Fecho da Serra

De uma beleza inenarrável, a Cachoeira Fecho da Serra é uma das mais volumosas do município, exibindo uma queda de aproximadamente 30 metros. Ótima opção para banhos refrescantes bem como momentos de puro bem-estar, está localizada no Vale Fecho da Serra. Acessada por uma pequena trilha de 300 metros, ela é uma boa dica de o que fazer em Capitólio. Ou seja, é um passeio indispensável!

6. Morro do Chapéu

Morro do Chapéu - Capitólio | Crédito: Shutterstock

Morro do Chapéu – Capitólio – Minas Gerais | Crédito: Shutterstock

Por fim, gosta de vistas panorâmicas? Se a resposta for sim, então esse é o lugar certo para você! Isso porque o Morro do Chapéu é um dos pontos mais altos do destino – pudera, são mais de 1.200 metros de altura!  Outro diferencial é o fato de contar com forte presença da fauna e flora locais. Em outras palavras, é superindicado para fotos, uma vez que descortina uma paisagem impressionante, que abriga as cidades ao redor e o Lago de Furnas.

Ecoturismo no Brasil: confira lista com 10 destinos

E aí, o que você achou das nossas dicas de o que fazer em Capitólio? Concorda que todos esses são pontos imperdíveis ou tem algo a acrescentar? Fique mais do que à vontade para compartilhar com a gente nos comentários, pois assim você ajuda outros viajantes. E aqui vai uma dica: sempre que quiser cair na estrada, consulte um agente de viagens. Dessa forma você garante uma trip segura e tranquila!

Fonte segueviagem.com.br

Recommended Posts