shutterstock 1448421017

Praia da Boa Viagem – Recife – Pernambuco | Crédito: Shutterstock

Aqui vai uma sugestão incrível de roteiro para você desbravar de carro os estados nordestinos do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, quando as coisas melhorarem. 

Que tal combinar os três estados em uma única aventura? De quebra você consegue visitar belas praias, saborear pratos preparados com peixe, frutos do mar, carne de sol e queijo coalho, por exemplo, desfrutar iguarias como pamonha, bolo de rolo, cajá e pitomba e ainda voltar com o bronzeado em dia. Nada mal, né?

Pois nós queremos convidá-lo a cair na estrada e conhecer as belezas do Nordeste brasileiro em sua próxima viagem. Se animou? Então confira o tour que a gente preparou e comece a aquecer os motores! Afinal de contas, não existe lugar melhor do que o Brasil quando o assunto são destinos supercompletos, emoldurados por extraordinária beleza natural.  

Rio Grande do Norte, o ponto de partida

Natal, a capital do estado, atrai aventureiros à procura de passeios de buggy, prática de sandsurfe, windsurfe e snorkeling. Contudo, quem quiser pode ainda fazer mergulho na paradisíaca reserva de Maracajaú, já que, durante a maré baixa, ela se transforma em uma piscina natural de água cristalina.

Dali, o viajante pode seguir para a badalada Ponta Negra. Isso porque, além do lindo visual, que contempla o icônico Morro do Careca, a praia oferece ótima infraestrutura, repleta de quiosques e locadores de cadeiras e guarda-sol.

Três dias em Natal, capital do Rio Grande do Norte
Rio Grande do Norte: conheça o litoral Potiguar
Feriado em Natal, Rio Grande do Norte

Na visita de carro ao Rio Grande do Norte, uma parada na popular praia de Pipa é quase obrigatória, mesmo porque representa um dos principais símbolos do estado. Quando a maré está baixa, mais do que acessar a Baía dos Golfinhos e observar esses dóceis animais, os turistas têm a oportunidade de curtir as piscinas naturais que se formam. Resumindo bastante, reserve boas horas para curtir a tranquilidade desse lugar.

Antes de partir para o próximo destino, fazer uma parada na cidade Baía Formosa é uma excelente ideia, uma vez que a região detém a maior reserva de Mata Atlântica do Rio Grande do Norte, a Mata Estrela. Ali também fica a Lagoa da Coca-Cola, que leva esse nome por conta de sua água escura. Locais acreditam que a lagoa tem poderes medicinais e rejuvenescedores. Ou seja: não custa nada dar um pulinho, certo?

No meio do caminho, a bela Paraíba

Foi difícil ter de pegar o carro e deixar o Rio Grande do Norte, né? A gente sabe! Mas a Paraíba está bem longe de te decepcionar!

Tambaú é considerada a praia urbana mais popular da capital João Pessoa. Próxima da maior zona hoteleira do destino, dispõe de completa infraestrutura de bares e restaurantes e serve de ponto de partida para os passeios com destino às piscinas naturais de Picãozinho e Seixas, por exemplo. Mas as piscinas só aparecem quando a maré está baixa, normalmente no início das luas cheia e nova. O mesmo vale para a Ilha de Areia Vermelha, banco de areia em meio ao mar. Passeios saindo de Camboinha e Poço levam à ilha.

Guia de destino: Campina Grande – Paraíba
Do Brasil à Austrália: 5 rotas incríveis para fazer de carro
7 conselhos para viagem entre amigos
Procurando motivos para viajar?

Ao deixar João Pessoa, não desanime, porque é hora de seguir para o município de Conde, repleto de lindas praias. Entre elas está Gramame, onde acontece o encontro do rio com o mar, então permita-se curtir a região sem pressa. A enseada Coqueirinho, como o nome indica, é margeada por coqueiros, mas falésias ajudam a embelezar o cenário. Aproveite para almoçar no Canyon de Coqueirinho: além dos deliciosos pratos à base de frutos do mar, descortina uma vista espetacular da região. Em outras palavras, o point é uma bênção para o estômago e para as lentes da câmera.

Pernambuco, o destino final

Construções charmosas e coloridas dão um toque todo especial à cidade de Olinda. Fundada pelos portugueses, foi incendiada mais de uma vez por holandeses e reivindicou durante anos o título de capital do estado. Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, ao visitar a cidade não se esqueça de ter a máquina fotográfica em mãos para registrar seus encantos, já que a região é cheia de atrativos.

Na capital, tire um tempo para circular pelas ruas de pedra do Recife Antigo e contemplar os edifícios históricos, como a Sinagoga Kahal Zur Israel. Ali fica o Museu Cais do Sertão, que preserva e compartilha a vida nos sertões nordestinos. Já o Paço do Frevo é um espaço dedicado a pesquisas e difusão do frevo.

Feriado em Porto de Galinhas, Pernambuco
O que fazer em Petrolina, Pernambuco
Um passeio por Recife e Olinda, em Pernambuco
Uma viagem gastronômica por Pernambuco
As regiões turísticas em Pernambuco
Recife: de carro pelo litoral Pernambucano

Próxima parada: Porto de Galinhas. Os recifes próximos à praia a colocaram no mapa turístico. Em períodos de maré baixa, os viajantes exploram as piscinas e toda a vida marinha da região por meio de atividades como o snorkeling. Mas também vale relaxar à beira do mar e pegar uma corzinha. No centrinho, rola almoçar e comprar artesanatos.

O roteiro termina com uma visita a Tamandaré, conhecida por abrigar a Praia do Carneiro, e a dica é aproveitar os últimos dias de férias no melhor estilo sombra e água fresca.

E aí, se animou a fazer um tour de carro pelo Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco? Pois então não deixe de consultar um agente de viagens para te dar uma força com as hospedagens, sugerir passeios e tirar quaisquer dúvidas que você tiver. A viagem é sua, portanto aproveite muito!

Fonte segueviagem.com.br

Recommended Posts