Reconhecido internacionalmente pela sua natureza e biodiversidade, o Brasil conta com 66 florestas espalhadas pelo seu território e seis biomas diferentes. Destas florestas, algumas fazem parte dos 74 parques nacionais, dos quais pouco mais da metade está aberto à visitação.

REprograma: conheça o programa de sustentabilidade da CVC Corp

Com as melhores paisagens e as melhores localizações, a Civitatis selecionou 10 parques nacionais que valem a visita.

VEM VER: 10 PARQUES NACIONAIS 

1. CHAPADA DIAMANTINA (MG-BA)

Chapada Diamantina – Bahia | Crédito: Shuttestock

Com uma ampla diversidade ecológica e ambiental, a Chapada Diamantina vai de Minas Gerais à Bahia e conta com três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Chapada Diamantina x Chapada dos Guimarães: qual dos parques é o seu preferido? 

Na Chapada Diamantina é possível fazer trilhas, andar de bicicleta, fazer escalada e canoagem, nadar nos rios e apreciar suas 33 cachoeiras, incluindo a impressionante cachoeira da Fumaça, com 390 metros de altura. Para chegar lá, você pode partir de Lençóis e fazer uma excursão às grutas da Chapada Diamantina e visitar o Morro do Pai Inácio.

2. LENÇÓIS MARANHENSES (MA)

Lençóis Maranhenses - Maranhão | Crédito: Shutterstock

Lençóis Maranhenses – Maranhão | Crédito: Shutterstock

Situado no Cerrado, mas com forte influência da Caatinga e da Amazônia, esse parque abriga ecossistemas como a restinga, o manguezal e muitas dunas.

Conheça as paisagens áridas dos Lençóis Maranhenses

Há várias formas de conhecer esse paraíso e você pode fazer um tour pelos Lençóis de 4×4, passear de quadriciclo ou até mesmo sobrevoar o parque de monomotor. Para quem prefere uma experiência ainda mais imersiva, fazer uma trilha de 3 dias é uma ótima opção.

3. FERNANDO DE NORONHA (PE)

shutterstock 1856578939

Baía dos Porcos – Fernando de Noronha – Pernambuco | Crédito: Shutterstock

Com algumas das praias mais bonitas do Brasil, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha oferece piscinas naturais, trilhas, mergulho, avistamento de golfinhos e sítios históricos que são os principais atrativos do arquipélago, declarado Patrimônio da Humanidade.

7 motivos para visitar Fernando de Noronha

Por possuir um ecossistema delicado e espécies ameaçadas de extinção, o parque busca sensibilizar os visitantes para que realizem um Turismo consciente.

4. SERRA GERAL (RS E SC)

BATE-VOLTA Praia da Guarita - Torres | Crédito: Shutterstock

Praia da Guarita – Torres – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

Localizado na fronteira dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Parque Nacional da Serra Geral possui uma área superior a 30 mil hectares em que se destacam paredões verticais de até 700 metros de altura que contrastam com o relevo do planalto.

Suas principais atrações são os mirantes, especialmente o Fortaleza, de onde é possível avistar nos dias de céu
aberto a praia gaúcha de Torres, situada a 30 quilômetros. Entre as diversas espécies que habitam o parque estão algumas raras, como o lobo-guará, a suçuarana e o leão-baio, além de diversas espécies de aves.

5. TIJUCA (RJ)

Pedra Bonita - Rio de Janeiro | Crédito: Filipo Tardim

Pedra Bonita – Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro | Crédito: Filipo Tardim

Considerada a maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Tijuca está no coração do Rio de Janeiro e é uma das principais atrações da cidade graças às suas trilhas, cachoeiras, ruínas históricas e atrações turísticas, como o Cristo Redentor, o Mirante Dona Marta e a Pedra da Gávea.

A zona onde está o parque foi quase totalmente destruída para a produção de carvão e plantio de café, algo que se reverteu a meados do século 16 para recuperar a natureza. Devido ao seu enorme tamanho – quase 40 km² -, pode ser que você não saiba por onde começar a explorá-lo, por isso recomendamos a Trilha pelo Pico da Tijuca, que lhe permitirá ver animais, cachoeiras e apreciar vistas incríveis.

6. SERRA DA CAPIVARA (PI)

Parque Nacional da Serra da Capivara - Piauí parques

Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí
| Crédito: Shutterstock

Declarado Patrimônio da Humanidade, o Parque Nacional Serra da Capivara possui a maior concentração de sítios arqueológicos e com as datações mais antigas do continente americano.

Além de ver pinturas rupestres, o visitante também poderá apreciar a vegetação da caatinga, uma fauna variada e paisagens geológicas que formam belas vistas, como cânions e boqueirões.

Trilhas, passeios de bicicleta, observação de aves… as opções que a Serra da Capivara são muitas e será impossível não se surpreender nesse parque nacional do Brasil.

7. ABROLHOS (BA)

parques

Baleia Jubarte em Abrolhos – Bahia | Crédito: Shutterstock

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos foi criado em 1983 para proteger a maior biodiversidade marinha do país.
Composto por seis ilhas e uma área que abrange parte do arco recifal costeiro localizado entre os municípios de Alcobaça e Prado, o parque é o principal berçário de baleias jubartes no Atlântico Sul.

Tartarugas e aves marinhas, peixes, corais são algumas das espécies que habitam o parque, por isso sua atividade mais popular é o mergulho, além da observação de baleias e aves. Uma visita imperdível para os
amantes da natureza.

8. CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)

Chapada dos Veadeiros - Goiás | Crédito: Shutterstock parques

Chapada dos Veadeiros – Goiás | Crédito: Shutterstock

Localizado no nordeste do Goiás, esse parque de 240 mil hectares é Patrimônio Natural da Humanidade graças à suas paisagens de beleza ímpar e que mudam durante o ano, além disso, tem antigas áreas de garimpos que contam a história dessa região.

Ecoturismo no Brasil: confira lista com 10 destinos e parques

O parque é o destino ideal para aqueles que gostam de fazer trilhas, nadar em cachoeiras ou fazer escalada. Sabia que também é possível fazer uma excursão ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros saindo de Brasília?

9. CHAPADA DOS GUIMARÃES (MT)

Chapada dos Guimaraes Cuiaba Mato Grosso shutterstock 1083402938 parques

Chapada dos Guimarães – Cuiabá – Mato Grosso | Crédito: Shutterstock

Na região Centro-Oeste do Brasil encontramos também o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, uma área natural do Cerrado brasileiro que abriga as nascentes de alguns dos rios que formam o Pantanal. Em seus 32 mil hectares habitam 242 aves e 76 mamíferos.

Além disso, essa região também conta com diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem marinha e desértica.

O principal destaque fica para a Cachoeira do Véu da Noiva, que não só surpreende pelos seus 86 metros de altura, mas também pelas araras vermelhas que voam em torno dela. O parque também conta com outras cachoeiras e com a curiosa formação natural conhecida como Casa de Pedra, que dizem ter sido refúgio para escravos e abrigo para os homens da Coluna Prestes.

10. JERICOACOARA (CE)

Jijoca de Jericoacoara - Ceará | Crédito: Tom Carvalho parques

Jijoca de Jericoacoara – Ceará | Crédito: Tom Carvalho

Fechamos a lista com um destino paradisíaco: o Parque Nacional de Jericoacoara, onde o sol e o vento são constantes, o que faz com que seja possível aproveitar suas praias, lagos, manguezais e dunas durante o ano inteiro.

A exuberância de Jericoacoara

Se você prefere descansar, é possível fazê-lo tanto nas suas praias quanto nos seus lagos, onde você tem a opção inclusive de relaxar numa rede instalada dentro da água. Mas se prefere desbravar a natureza, sugerimos um passeio de 4×4 pelas dunas e também para apreciar os manguezais.

Já escolheu o seu favorito entre esses 10 parques nacionais do Brasil? Saiba que há muitos outros que você pode visitar e que o Turismo responsável com o meio ambiente é fundamental para a preservação da natureza.

Fonte: Panrotas 

Fonte segueviagem.com.br

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *