Não é só com a Cidade Maravilhosa que o estado do Rio de Janeiro ganha destaque no turismo, sabia? Embora ela seja, de fato, imperdível, o estado como um todo é bonito por natureza e tem muito a oferecer: serras, praias, cidades históricas… Tudo isso, claro, com aquele toque de charme e de beleza que lhe é tão característico. Sendo assim, que tal conhecer agora mesmo um pouquinho mais do território fluminense? Vem com a gente e embarque nesse tour!

O que fazer no Rio de Janeiro: principais pontos turísticos
Destinos para viagens bate-volta pelo Brasil

Antes de prosseguir, contudo, aqui vai um spoiler: a vontade de viajar vai bater forte. No entanto, agora é muito importante que você se cuide e aproveite este momento delicado para planejar a sua próxima aventura. Dessa forma você garante que, quando ela acontecer, será com toda a tranquilidade e segurança que você merece!

PELAS SERRAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Uma vez em Teresópolis…

Dedo de Deus - Teresópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Dedo de Deus – Teresópolis – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Multifacetada, Terê, como é carinhosamente apelidada, é um dos destinos mais cobiçados da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Quem a escolhe como destino não se decepciona, uma vez que ela oferece muitas opções de o que ver e fazer: isso porque, por exemplo, há opções de passeios em meio à sua natureza fabulosa, atividades voltadas para as crianças e um talento inegável para a gastronomia. Em outras palavras, é uma excelente opção para quem está a fim de uma viagem rápida, mas cheia de experiências.

O que fazer em Teresópolis (RJ): descubra passeios imperdíveis

Tá se perguntando quais são os destaques de Teresópolis? Então anota aí: o Mirante do Soberbo é perfeito para fotos, ao passo que o Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece mais de 200 km de trilhas. Por outro lado, a Feirinha do Alto é excelente para compras, enquanto o Parc Magic é uma atração ótima para os pequenos. Por fim (mas não menos importante!), o destaque vai para a Vila St. Gallen, complexo de restaurantes com estilo arquitetônico europeu e menus recheados de delícias da Alemanha e da Itália, por exemplo.

Enquanto isso, na Cidade Imperial…

O que fazer em Petrópolis - Rio de Janeiro | Crédito: Diego Grandi / Shutterstock

Museu Imperial – Petrópolis – Rio de Janeiro | Crédito editorial: Diego Grandi/Shutterstock.com

De clima ameno, paisagem tranquila e charmosas pousadas, Petrópolis, assim como Teresópolis, tem excelentes atrativos e uma carga histórica inenarrável. Não à toa, é um dos principais nomes do estado do Rio de Janeiro. Um dos refúgios preferidos de Dom Pedro II, a cidade proporciona uma verdadeira viagem no tempo, principalmente na região do seu centro histórico. Isso porque ali ficam a Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial e o Palácio de Cristal, entre outros points que valem uma visita.

Mas não é só isso, não! Espia um pouco mais do que o destino tem a oferecer: Museu Palácio Rio Negro, o Trono de Fátima (de onde se tem uma bela vista), Palácio Quitandinha e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Ah! Não deixe de caminhar ainda pela Avenida Koeler, cheia de patrimônios históricos brasileiros, e conhecer a Cervejaria Bohemia.

Se animou? Pois então confira o post O que fazer em Petrópolis, no Rio de Janeiro, que traz mais detalhes sobre cada uma das atrações.

Por fim, Nova Friburgo

Vista do topo do Pico da Caledonia Nova Friburgo Rio de Janeiro shutterstock 632404274

Vista do topo do Pico da Caledônia – Nova Friburgo – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Mais uma cidade serrana do estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo é rodeada pela natureza e conta com uma tranquilidade singular. Com diversas opções para curtir (e muito!), integra o Circuito Serra Verde Imperial, que é um circuito turístico com a maior concentração de fabricantes de cervejas do país.

Rio de Janeiro: conheça o circuito Serra Verde Imperial

Apesar de só isso já ser um baita chamariz, Nova Friburgo ainda reserva outras surpresas. São elas: um teleférico que leva até o Morro da Cruz, a histórica praça Getúlio Vargas e o enorme Country Clube, emoldurado por bonitas paisagens naturais e pontilhado de opções de lazer.

Além disso, a cidade é o endereço de diversas cachoeiras, da Pedra do Cão Sentado (monumento símbolo da região) e do Pico da Caledônia. Neste último point, inclusive, é possível admirar a vista da cidade, das montanhas, da Região dos Lagos, da Baía de Guanabara e do Parque Estadual dos Três Picos. Portanto, leve uma câmera ou um celular para fazer muitas fotos!

AS PRAIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

A belíssima Angra dos Reis

Lagoa Azul Angra dos Reis Rio de Janeiro shutterstock 1195025275

Lagoa Azul – Angra dos Reis – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Destino preferido dos famosos, Angra dos Reis é uma joia rara para quem busca um local para curtir e relaxar tendo à volta uma natureza estonteante. Lotado de ilhas paradisíacas, cuja beleza renova qualquer energia, esse pedacinho do Rio é o que a gente pode dizer de altamente instagramável. Em outras palavras, não há um ângulo ruim para fotos por ali.

O que fazer em Angra dos Reis (RJ): conheça 7 pontos turísticos

Se interessou? Bom, desde já saiba que no seu roteiro não pode faltar: o city tour pelo centro histórico da cidade, o passeio para a Ilha Cataguás e para Ilha Botinas, a trilha do Pico do Papagaio, a Lagoa Azul e as praias do Dentista, de Lopes Mendes e a do Aventureiro.

Seguindo viagem: Paraty

Paraty Rio de Janeiro shutterstock 1419953963

As casinhas coloridas e a rua de pedra de Paraty, no Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Sítio misto – ou seja, região que mescla biodiversidade e patrimônio cultural – reconhecido pela Unesco, Paraty é uma das estrelas do estado do Rio de Janeiro. Quem já foi sabe: não tem como não cair de amores pelo seu centro histórico colorido e não sentir como se o relógio andasse para trás ao percorrer as suas icônicas ruas de pedra. Salpicada de restaurantes, a cidade ainda é palco para muitos artistas de rua e artesãos locais. Em linhas gerais, é dona de uma essência única.

Além de sua grande importância histórica, vale ressaltar as muitas praias que Paraty abriga e que, por sua vez, atraem bastante gente em épocas de férias escolares e feriados. Guarde bem esses nomes: Praia do Sono, do Pontal, da Ponta Negra, Cepilho, Paraty Mirim, São Gonçalo e São Gonçalinho são ótimas para curtir bastante bem de frente para o mar.

O que fazer em Paraty, no Rio de Janeiro

A queridinha do Rio de Janeiro também abriga o Forte Defensor Perpétuo, o Museu de Arte Sacra, o Saco do Mamanguá e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Próxima parada: Região dos Lagos

Composta por sete municípios, a Região dos Lagos é outra parte do estado do Rio de Janeiro famosa pelas praias paradisíacas e belezas naturais. Vale a pena conhecer todos os destinos; porém, alguns acabaram ganhando mais fama e se tornaram ímãs de visitantes.

Rua das Pedras Buzios RJ shutterstock 435281107

Rua das Pedras – Búzios – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Nem a atriz francesa Brigitte Bardot foi capaz de resistir à Armação dos Búzios da década de 1960. Embora ainda hoje sua beleza permaneça intacta, sua infraestrutura se transformou bastante – pra melhor, é claro. Suas 23 praias são estonteantes, mas a cidade em si também é bem fotogênica. A Rua das Pedras, a principal, é um baita exemplo disso: com restaurantes, bares e lojinhas, nunca deixou a coroa cair e se firmou como um dos cartões-postais do destino.

Búzios (RJ): qual praia escolher? Confira as principais
O que fazer na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

Arraial do Cabo - Região dos Lagos - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Arraial do Cabo – Região dos Lagos – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Outro destaque é Arraial do Cabo, dona de um mar bem azul. Inclusive, ali ocorre um fenômeno chamado ressurgência, que leva à superfície águas mais geladas e ricas em nutrientes. Por conta disso, não é raro encontrar golfinhos, arraias, tartarugas-marinhas e até mesmo orcas fazendo graça para os visitantes – e também não é difícil de entender por que a região é um dos melhores destinos de mergulho do país.

Cabo Frio - Região dos Lagos - Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Cabo Frio – Região dos Lagos – Rio de Janeiro | Crédito: Shutterstock

Cabo Frio, por outro lado, tem a seu favor o fato de ser a maior cidade da Região dos Lagos. Isso significa rede hoteleira e comércio ainda mais desenvolvidos, além de outra coleção impressionante de belas praias – Peró, Conchas, Dunas, Forte e Brava são as mais conhecidas. A vida noturna fica concentrada no Bairro da Passagem, que também exibe muitas construções históricas, já que a família real portuguesa morou ali por um tempo.

UM GIRO POR PENEDO, A FINLÂNDIA BRASILEIRA

Poco das Esmeraldas Pedro Luz

Poço das Esmeraldas – Penedo – Rio de Janeiro | Crédito: Pedro Luz

Apelidado de Finlândia Brasileira, Penedo fica entre São Paulo e Rio de Janeiro e, acima de tudo, é a única colônia finlandesa do país. A região, pertencente ao município de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, tem o turismo como principal fonte de renda e esbanja atrações, despontando como uma das grandes favoritas dos visitantes.

E não é muito difícil de entender o porquê disso, não. Quem se amarra em ecoturismo, por exemplo, pode curtir a natureza no Parque Nacional do Itatiaia ou, então, fazer a trilha que leva até o Pico do Penedinho, de onde se tem uma vista fascinante e um pôr do sol memorável. Outra dica é conferir a Cachoeira de Deus (a mais bonita da região), Três Cachoeiras e o Poço das Esmeraldas, com água em muitos tons de verde.

Quer mais? Pois então saiba que o destino ainda tem um diferencial único: a Casa de Verão do Papai Noel, a única filial finlandesa da América do Sul. Ou seja: o que não faltam são atrativos para conhecer e curtir.

O que fazer em Penedo (RJ): 9 atrações imperdíveis
Viagens curtas para sair da rotina: dicas e destinos

Agora conta pra nós: você conhece algum desses destinos que fazem parte do estado do Rio de Janeiro? Então conta pra gente! Seu comentário pode ser útil pra outras pessoas! Agora, caso esteja programando uma viagem para o futuro, consulte um agente de viagens, viu? Mesmo porque assim você garante assistência a todo momento e um roteiro que seja a sua cara!

Fonte segueviagem.com.br

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *