Air Zoom Alphaflt Next% é lançado pela Nike
Foto: Divulgação Nike

Menos de uma semana depois que a World Athletics impôs regulamentos sobre os tênis de corrida que podem ser usados em competições, a Nike finalmente fez o anúncio do Air Zoom Alphafly Next%. Apesar de muitos críticos terem discursado contra o modelo durante meses, ele está  dentro das regulamentações do órgão internacional.

Leia mais + Conheça o Nike Alphafly, o tênis proibido nas Olimpíadas
+ Confira os destaques dos lançamentos do mês na corrida
+ Kipchoge representará o Quênia nas Olimpíadas

A linha Alphafly é um mistério desde que Eliud Kipchoge usou o tênis para fazer uma maratona em menos de duas horas, em outubro do ano passado. Especulava-se que ele continha 3 placas de fibra de carbono, o que seria ilegal de acordo com as diretrizes oficiais.

Os corredores, contudo, estavam ansiosos para o anúncio do modelo. Embora seu design seja diferente do Air Zoom Vaporfly Next%, seu lançamento provavelmente gerará muita controvérsia, assim como o outro.

Alguns tênis da Nike têm dado o que falar desde que chegaram ao mercado em 2016. Nos últimos anos, as versões da linha Vaporfly evoluíram muito e estiveram nos pés de atletas que quebraram recordes mundiais. Um exemplo? Brigid Kosei, que bateu a melhor marca feminina em uma maratona, em Chicago, no ano passado.

O que sabemos sobre o Air Zoom Alphafly Next%

O tênis de corrida de longa distância contém uma única placa de fibra de carbono (ao contrário do que muitos pensavam), amortecimento ZoomX e pods de Zoom Air. Todas essas são atualizações do seu antecessor, o Nike ZoomX Vaporfly Next%. Ele também vem com um exclusivo cabedal chamado Atomknit.

Air Zoom Alphaflt Next% é lançado pela Nike
Foto: Divulgação Nike

A Runner’s World US ficou sabendo que o Alphafly já foi testado pela World Athletics. Ele não ultrapassa o limite de sola de 40mm e, portanto, pode ser usado em competições.

“A pesquisa inovadora feita para fabricar o Vaporfly gerou uma maneira totalmente nova de pensar sobre tênis de corrida”, disse Carrie Dimoff, uma maratonista de elite e membro da Advanced Innovation Team da Nike, em um comunicado à imprensa. “Depois que acertamos com a placa de carbono, começamos a pensar em maneiras de tornar o sistema ainda mais eficaz. Foi quando tivemos a ideia de adicionar o Nike Air para armazenar e devolver ainda mais energia de um corredor e fornecer ainda mais amortecimento.”

O Alphafly não estará sozinho, pois a Nike anunciou três outros sapatos na linha Next%: o Air Zoom Tempo Next% e o Air Zoom Tempo Next% FlyEase. Além de um tênis para as pistas, o Air Zoom Victory, destinado a distâncias mais curtas (800 a 10.000 metros).

O que não sabemos

A data de lançamento e quanto ele custará são um mistério no momento. Há rumores de que todos os tênis serão lançados ainda este ano, provavelmente antes dos quatro meses necessários para serem usados ​​nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Atletas profissionais não poderão competir com protótipos após o dia 30 de abril.

Air Zoom Alphaflt Next% é lançado pela Nike
Foto: Divulgação Nike

A Nike disse à Runner’s World US que um número limitado estará disponível para os membros Nike Plus no dia dos testes da Maratona Olímpica, em 29 de fevereiro.

Fonte runnersworld.com.br

Recommended Posts