Um estilo de viagem que se preocupa – e muito! – com o meio ambiente e cujo compromisso se reflete na adoção de práticas inovadoras e inspiradoras. É assim que pode ser definido o chamado turismo sustentável, termo que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e no coração dos viajantes.

E, como o Brasil é referência mundial em natureza, nós elencamos aqui 5 destinos sustentáveis que, além de terem muito verde, são também ótimas opções de viagem. Todos eles fizeram parte do top 100 de 2020 da fundação Green Destinations. Dá só uma olhada!

Como todo viajante pode tornar o planeta um lugar melhor: 7 dicas

5 DESTINOS SUSTENTÁVEIS DO BRASIL QUE VALE A PENA CONHECER

1. Forquilhinha – Santa Catarina

Rua Joao Jose Back Forquilhinha Santa Catarina Credito Geovane Westrup

Rua João José Back, em Forquilhinha, Santa Catarina | Crédito: Geovane Westrup

Nunca ouviu falar neste nome? Pois Forquilhinha faz fronteira com Criciúma e é conhecida como a cidade mais alemã do sul de Santa Catarina. Isso porque a região foi colonizada por descendentes de imigrantes alemães no século 19 e, como consequência, ainda hoje tem muito nítidos os traços da cultura germânica. O estilo de arquitetura enxaimel é uma das marcas registradas da cidade, assim como tradições folclóricas, como a realização anual da Heimatfest (“A festa das origens”) em outubro.

Quem vai para lá não pode deixar de visitar o Museu Anton Eyng (museu histórico-cultural), circular pela Rua João José Back, caracterizada pela presença de arcos e de flores coloridas, e tirar fotos no pórtico de entrada. Para quem se amarra em atividades ao ar livre, a dica é visitar o Parque Ecológico São Francisco de Assis, com cinco hectares de Mata Atlântica.

Por que este é um destino sustentável? Forquilhinha se enquadrou entre os principais destinos sustentáveis do Brasil nos quesitos meio ambiente e clima. O reconhecimento está atrelado ao incentivo da população à utilização de bicicletas e a um projeto dedicado à coleta seletiva do lixo, que garante o destino correto dos dejetos e, de quebra, inclui os catadores no mercado de trabalho.

2. Tibau do Sul – Rio Grande do Norte

Praia de Pipa Tibau do Sul Credito editorial Cacio Murilo shutterstock 1833731623

A fantástica Praia de Pipa, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte | Crédito editorial: Cacio Murilo/Shutterstock.com

A pouco mais de 80 km de Natal, Tibau do Sul é o endereço da ilustre Praia de Pipa, um dos cartões-postais do Nordeste brasileiro. Tá a fim de explorar melhor a região? Então vale a pena conhecer a Praia do Madeiro, relaxar nas piscinas naturais da Praia do Porto, andar despretensiosamente pela Avenida Baía dos Golfinhos (mas acabar parando em diferentes bares e restaurantes ao longo da estada, bem como comprando lembrancinhas diversas) e se esbaldar na beleza da Praia do Amor.

Ah, e quem quiser ver golfinhos – ou pelo menos tentar a sorte, né? –, a nossa sugestão é se dirigir ao Mirante dos Golfinhos ou, então, fazer um passeio de barco até a paradisíaca Lagoa de Guaraíras. Mesmo que você não consiga ver os animados bichinhos, as praias de Tibau do Sul têm um mar à la Caribe e, portanto, certamente não vão decepcionar.

Por que este é um destino sustentável? Tibau do Sul também entrou no ranking de destinos mais sustentáveis do Brasil nas categorias meio ambiente e clima. O destaque, no entanto, foi para o Santuário Ecológico de Pipa, que abriga mais de 80 hectares de área verde preservada. Ali, os visitantes têm acesso a 16 trilhas e a vistas arrebatadoras, que revelam a beleza cinematográfica e intocada da região. De acordo com a Secretaria de Turismo de Pipa, o local se enquadra como referência de turismo sustentável porque existe total apoio e envolvimento da comunidade.

3. São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte

Praia Tourinhos Sao Miguel do Gostoso Rio Grande do Norte Credito editorial Brastock shutterstock 1429749650

Praia Tourinhos ao entardecer – São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte | Crédito editorial: Brastock/Shutterstock.com

Mais uma potiguar na nossa lista de destinos sustentáveis do Brasil! Para resumir bem, São Miguel do Gostoso é ideal para quem busca por paz e tranquilidade. Afinal de contas, trata-se de uma vila de pescadores que oferece toda a infraestrutura para os visitantes. Há quem a chame somente de Gostoso ou de São Miguel, mas a verdade é que o nome já passa aquela sensação de férias e de bem-estar, né?

De carro pela região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco

Como boa nordestina, a região tem as praias como pontos fortes. Destaque para as praias de Cardeiros, da Xepa e de Maceió, sendo que as duas últimas ficam bem perto das lojas e dos restaurantes – portanto, bem perto do agito da cidade. Ao mesmo tempo, não se esqueça de visitar a Praia Tourinhos, uma das mais bonitas e um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol, e as piscinas naturais de Perobas – ou, se preferir, os parrachos de Perobas –, rasos e de água cristalina.

Por que este é um destino sustentável? São Miguel do Gostoso levou a melhor na categoria “Ilhas e Litoral” devido à realização do curso “Turismo de Base Comunitária” no distrito da Baixinha dos França.

4. Rolante – Rio Grande do Sul

Cascata Colonia Monge Rolante Rio Grande do Sul shutterstock 1558693703

Cascata Colônia Monge – Rolante – Rio Grande do Sul | Crédito: Shutterstock

O nome já entrega: a cidade fica às margens do Rio Rolante, no Vale do Paranhana, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Mas aqui vai uma curiosidade: um dos seus apelidos é Capital Nacional da Cuca, uma vez que se destaca na produção das cucas alemãs (tipo de bolo com massa doce). Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, de mais ou menos 22 mil habitantes, Rolante é um excelente destino de ecoturismo.

Quem vai pra lá tem a chance de conhecer o Morro Grande, com uma pista de voo livre natural a 841 metros de altitude, além de respirar muito ar puro nas trilhas das cascatas das Andorinhas, da Colônia Monge e das Campinas. Para completar, Rolante oferece aos turistas a possibilidade de fazerem o roteiro “Caminho das Pipas”, que conduz às melhores cantinas da região e conta um pouco da história do cultivo da uva e da produção de vinho, dois legados da colonização italiana.

Para viajar pelo Brasil: veja alguns dos destinos mais bonitos do país

Por que este é um destino sustentável? Conforme dito acima, Rolante conta com uma natureza exuberante. Mas, além disso, a cidade entrou para o ranking dos destinos mais sustentáveis do Brasil por conta do projeto “Ambientalistas Mirins” – ação em que alunos visam conscientizar a comunidade acerca da importância da coleta seletiva – e, também, pelo estímulo ao cicloturismo.

O destino, aliás, conta com o roteiro “Circuito das Cascatas e Montanhas”, de mais de 120 km, que pode ser feito gratuitamente.

5. Gaspar – Santa Catarina

Igreja Matriz Sao Pedro Apostolo Gaspar Santa Catarina shutterstock 1656015817

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo – Gaspar – Santa Catarina | Crédito editorial: guilhermespengler/Shutterstock.com

Com diversos estilos de pontos turísticos, oferecendo desde opções de ecoturismo a turismo religioso, Gaspar fica em Santa Catarina e é o último destaque da nossa relação de destinos sustentáveis do Brasil. Uma vez na região, não deixe de mergulhar na história local na Cachaçaria Engenho do Nono, viver a adrenalina no Morro do Parapente (conhecido também como Morro Cruz ou Morro Pelado) e visitar a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.

Por que este é um destino sustentável? Gaspar ganhou na categoria “Natureza e Ecoturismo”, com destaque para o roteiro Vila d’Itália, região de colonização italiana que esbanja verde. Quem reserva um tempo para fazer o tour tem a chance de saltar de parapente, praticar rapel nas cachoeiras, encarar trilhas e cavalgar, por exemplo. Além disso, a cidade também ganhou relevância com a Rota das Águas de Gaspar, com a maior concentração de parques aquáticos por m² do estado.

AFINAL, O QUE É A GREEN DESTINATIONS?

Bom, aqui neste post a gente mencionou a Green Destinations, mas você sabe quem são eles? Este é o nome de uma organização holandesa sem fins lucrativos que, todos os anos, reconhece os destinos mais sustentáveis do mundo. A ideia é selecionar exemplos inspiradores e histórias que deram certo e que possam ser replicadas.

REprograma: conheça o programa de sustentabilidade da CVC Corp

Os inscritos concorrem nas seguintes categorias: meio ambiente e clima; natureza e ecoturismo; ilhas e beira-mar; COVID-19 e turismo. Ao todo, 100 destinos são selecionados. Em 2020, foram nove destinos brasileiros: Canguçu (RS), Forquilhinha (SC), Gaspar (SC), Parnamirim (RN), Rio Negrinho (SC), Rolante (RS), Schroeder (SC), São Miguel do Gostoso (RN) e Tibau do Sul (RN).

VOCÊ SABIA?

energia solar shutterstock 1139929217

Brasil ocupa a 9ª posição no ranking dos países que mais instalaram energia solar em 2020 | Crédito: Shutterstock

Como estamos falando sobre alguns dos destinos mais sustentáveis do Brasil, aqui vai uma curiosidade. Spoiler: ela é boa demais! Você sabia que o Brasil está no top 1 dos países que mais instalaram energia solar em 2020? Pois é! O país ocupa a nona posição no ranking mundial.

Tá a fim de ver quais são ou outros destinos? Confira a seguir o ranking divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR):

1. China
2. Estados Unidos
3. Vietnã
4. Japão
5. Alemanha
6. Índia
7. Austrália
8. Coreia do Sul
9. Brasil
10. Holanda

COMO TER UMA VIAGEM SUSTENTÁVEL?

Um movimento que deve ser realizado tanto pelos turistas quanto por prestadores de serviços e moradores, o turismo sustentável depende de uma série de atitudes para continuar se fortalecendo. Mas, para você, já vale muito se atentar a pequenas ações. Anota aí:

  • optar por prestadores de serviço e agências antenadas no assunto;
  • preservar o meio ambiente e seus recursos naturais;
  • apoiar o comerciante local;
  • respeitar os hábitos e costumes da região;
  • trocar carros por caminhadas ou bike;
  • preservar a vida animal.

Além dessas, há uma série de outras dicas para tornar o planeta um lugar melhor. Por isso, vale sempre ficar de olho do que pode ser feito. Afinal, de pouco em pouco, a união faz a força!

7 dicas para ter um dia a dia mais sustentável
Afinal, por que contratar um agente de viagens?

E aí, gostou de descobrir um pouquinho mais sobre os destinos mais sustentáveis do Brasil? Conhece algum deles? Então conta pra gente nos comentários!

Fonte segueviagem.com.br

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *