Quando se trata de Minas Gerais, não podemos esperar menos do que belas paisagens, gastronomia incrível e um clima único. Acima de tudo, são muitos os roteiros que você pode fazer pelo estado. Por isso, separamos uma lista com 12 lugares perto de Belo Horizonte que vale a pena visitar o quanto antesVambora! 

Pontos turísticos de Minas Gerais em 11 destinos imperdíveis
O que fazer em Belo Horizonte: 5 motivos para visitar a capital de Minas Gerais 

12 lugares perto de Belo Horizonte para visitar (e se apaixonar) 

1. Araxá

araxa

Lugares perto de Belo Horizonte para visitar: vista panorâmica de Araxá (MG), com destaque para a Igreja Matriz de São Domingos ao fundo | Crédito: Shutterstock

O município de Araxá, no interior de Minas Gerais, é o mais antigo do Triângulo Mineiro. A cidade está a pouco mais de 360 km da capital do estado e tem mais de 100 mil habitantes. Você pode visitar Araxá durante todo o anopois o clima costuma ser bem agradável. Ao mesmo tempo, a cidade é muito conhecida pela gastronomia, que faz um baita sucesso entre os(as) visitantes. Então, quando estiver por lá, não deixe de experimentar os deliciosos pães de queijo e o doce de leiteOu seja: tá liberado deixar a dieta de lado, tá? 

Além disso, a região é aclamada por suas águas termais, já que integra o Circuito das Águas de Minas GeraisIsso porque as águas são conhecidas por suas propriedades terapêuticas e medicinais. 

Alguns dos points que não podem ficar de fora do seu roteiro por Araxá são: a Igreja Matriz de São Domingos de Gusmão, Fonte Dona Beja e o Museu de Arte Sacra São Sebastião. Visite também as Termas de Araxá, trilha da Mata da Cascatinha e a Fonte Andrade Júnior. 

2. Brumadinho

inhotim Credito editorial Cacio Murilo Shutterstock.com shutterstock 1654879597

Recorte do belo lago presente no Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais l Crédito editorial: Cacio Murilo / Shutterstock.com

Brumadinho é um nome que você já deve conhecer. Afinal, é a casa do famoso Instituto Inhotim, que guarda um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país. Mas a cidade não tem só isso a oferecer, embora não dê pra negar que este seja um diferencial e tanto. Brumadinho abriga grandes mananciais, fornecendo cerca de um quarto da água que abastece a região metropolitana de Belo Horizonte. Legal, né?  

Dicas para visitar o Inhotim (MG): conheça um dos principais museus do país 

A natureza abundante da região faz dela um destino certeiro para quem ama ecoturismo. Além disso, se você estiver a fim de curtir o clima romântico das serras de Minas lá é o lugar certo. Quando estiver por Brumadinho (fora o Inhotim, é claro!), não deixe de conhecer o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, assim como o povoado de Casa Branca. Ambos garantem muitas atividades em contato com a natureza e já no caminho você encontrará diversos mirantes que são dignos de belas fotos. 

3. Capitólio

capitolio shutterstock 1919557778

Vista aérea dos belos cânions presentes em Capitólio, Minas Gerais l Crédito: Shutterstock

Localizada no centro-oeste do estado e agraciada com diversos atrativos naturais, não é nem um pouco complicado decidir se compensa ou não ir para Capitólio. Isso porque o local dá um show de beleza, com cenários naturais que incluem cânions com mais de 20 metros de altura, grutas, vegetação exuberante e cachoeiras. Enfim, difícil mesmo é saber por onde começar a curtir esse pedacinho brasileiro que é perfeito para renovar as energias em meio a muito verdePara coroar, fica a pouco mais de 4h de carro de Beagá, então certamente é mais um dos lugares perto de Belo Horizonte para conhecer.  

O que fazer em Capitólio (MG): principais atrativos e dicas de hotéis 

A fim de te dar uma força, separamos algumas dicas de o que fazer por lá. Olha só: Lagoa Azul, Mirante dos Cânions, Paraíso Perdido, Lago de Furnas, Cachoeira Fecho da Serra, Morro do Chapéu, Trilha dos Macacos e Cascata Eco Parque. 

4. Congonhas 

congonhas Credito editorial Luis War Shutterstock.com shutterstock 1776916235

Acima de tudo, a viagem para Congonhas (MG) é imperdível porque permite conhecer o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos | Crédito editorial: Luis War/Shutterstock.com

Congonhas é outro destino mineiro que todo mundo precisa visitar pelo menos uma vez. Situada a 71 km da capital do estado, é o lar de um dos maiores representantes do barroco, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Não à toa, o edifício, com esculturas em tamanho real dos 12 profetas do Antigo Testamento, recebe milhares de turistas do Brasil e do mundo ao longo de todo o ano. Spoileras 12 esculturas se tornaram uma das obras-primas do escultor brasileiro Aleijadinho. Logo, gaste um tempinho observando os detalhes de perto e fazendo muitas fotos. 

De quebra, a cidade é superagradável, com um acervo cultural enorme. Em outras palavras, com certeza vale a visita e sem sombra de dúvidas é um dos lugares perto de Belo Horizonte que você deve conhecer o quanto antes 

5. Monte Verde

monte verde Credito editorial Daniella cronemberger Shutterstock.com shutterstock 1495698437

Charme, aventura e comida da boa: Monte Verde é ideal para descansar e se divertir em grande estilo l Crédito editorial: Daniella cronemberger/Shutterstock.com

Em meio a paisagens verdes compostas por araucárias, pinheiros, eucaliptos e cachoeiras, por exemplo, Monte Verde é um destino maravilhoso para quem viaja em família ou em casal. Parte do distrito de Camanducaia e a cerca de 1,5 mil metros de altitude, esbanja influências europeias. Por isso mesmo, um dos atrativos fica por conta da arquitetura, que traz a herança dos primeiros imigrantes, os letos, sendo possível encontrar construções no estilo alpino (que correspondem aos chalés de madeira).  

O que fazer em Monte Verde, em Minas Gerais 

Alguns pontos da cidade merecem destaque. São eles: a trilha da Pedra Redonda, Pedra Partida, Pico do Selado, Mirante do Aeroporto, Cachoeira dos Pretos, Chapéu do Bispo e OrquidárioPorém, para uma experiência completa, não deixe de conhecer as várias galerias e, ao mesmo tempo, de se deliciar com a fabulosa comidaDe toda forma, vá com roupas bem confortáveis e um bom par de tênis, visto que as trilhas fazem parte da viagem, combinado? 

6. Ouro Preto

ouro preto shutterstock 2014981979

Vista panorâmica da linda cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais l Crédito editorial: Luciano Arantes/Shutterstock.com

Famosa por sua arquitetura colonial, Ouro Preto está em uma das principais áreas do chamado ciclo do ouro. A apenas 95 km da capital mineira, foi fundada em 1711 e é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1980. Mantendo viva sua rica história por meio de seus casarões e monumentos pra lá de incríveis – os quais rendem belos cliques, aliás –, a cidade tem alternativas de sobra pra incluir no roteiro. E não é pra menos, posto que alguns dos principais pontos turísticos de Minas Gerais ficam no destino. 

Afinal, o que fazer em Ouro Preto? 10 motivos para conhecer a cidade mineira 

Quando estiver por lá, não deixe de visitar o centro da cidade, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Praça Tiradentes e a Igreja Nossa Senhora do PilarPor outro lado, é essencial conferir também Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Igreja São Francisco de Assis, o Museu do Aleijadinho e o Museu da Inconfidência. 

7. Poços de Caldas

pocos de caldas shutterstock 1592582869

Curte cachoeiras? Pois dá só uma olhada na beleza cênica da Cachoeira Véu das Noivas, em Poços de Caldas, Minas Gerais l Crédito: Shutterstock

Em primeiro lugar, Poços de Caldas, na divisa de Minas com São Paulo, é uma das mais charmosas cidades do Brasil. Isso porque ela une modernidade e urbanismo com toda a tradição e tranquilidade de uma cidade do interior do sul de Minas Gerais. Perfeito, né? Mas calma aí porque não é só isso não, uma vez que ela também é famosa pelas águas termais 

O que fazer em Poços de Caldas (MG): 8 points que valem a visita 

O destino foi construído aos pés da Serra de São Domingos e, por isso mesmo, esbanja praças e parques. Isso significa, portanto, que a cidade é bem arborizadacombina direitinho com passeios em família, românticos ou entre amigos. 

Decidir o que fazer em Poços de Caldas pode parecer difícil à primeira vistadado que o local tem diversas opções de lazer. No entanto, vale a pena ressaltar os seguintes points: Parque Temático Walter World, Thermas Antônio Carlos, Pedra Balão, Fonte dos Amores, Recanto Japonês, cachoeira Véu das Noivas, Cascata das Antas e o Parque Municipal Antônio Molinari.  

8. Sabará

sabara Credito editorial Luis War Shutterstock.com shutterstock 1745480285

Antes de qualquer coisa, Sabará (MG) respira história e sossego e é mais uma dica de lugares perto de Belo Horizonte para visitar | Crédito editorial: Luis War/Shutterstock.com

Tá a fim de mais uma dica de lugares perto de Belo Horizonte para conhecer? Então anote aí: Sabará, fundada em 1647 quando a bandeira de Fernão Dias adentrou essas terras. A cidade tem um Centro Histórico bem charmoso e respira cultura. Além disso, é uma das raras cidades mineiras que ainda conta com as três fases do barroco.  

8 belos destinos localizados no coração mineiro 

Quando chegarreserve um tempo para apreciar e conhecer suas construções coloniais, datadas do século 18, momento em que o ciclo do ouro experimentava sua melhor fase. Para completar, as igrejas em estilo barroco são um prato cheio para quem se amarra em história e arquitetura. Sendo assim, a câmera fotográfica é item obrigatório nessa viagem, hein! 

9. São Lourenço 

sao lourenco shutterstock 1744222865

Piscina artificial em São Lourenço, Minas Gerais, perfeita para relaxar em meio às águas minerais da região l Crédito: Shutterstock

São Lourenço tem as águas minerais como principal atração. Afinal, além de propriedades curativas, elas são ótimas para relaxar. A região compõe o Circuito das Águas de Minas Gerais, junto com mais 12 municípios do estado. Ao mesmo tempo, quem vai pra lá pode (e deve!) conhecer seus parques, balneários e casarões históricosbem como saborear a boa comida mineira. 

5 dicas de passeios de trem pelo Brasil 

Não faz ideia do que não pode ficar de fora da lista de o que fazer em São Lourenço? Pois a gente te ajuda com isso: passeio de balão, passeio de Maria Fumaça, Parque das Águas (com nove fontes de água mineral) e o Sítio Lagoa Seca. 

10. São Tomé das Letras

Sao Tome das Letras shutterstock 1783517735

A pura natureza da região da Serra da Mantiqueira em São Tomé das Letras, Minas Gerais, é perfeita para descansar l Crédito: Shutterstock

No sul de Minas Gerais, em plena Serra da Mantiqueira, São Tomé das Letras atrai uma série de turistas por conta de seu clima místico e estilo alternativo. A cidade fica a cerca de 1,4 mil metros de altitude e foi construída em cima de um depósito de quartzito. Em linhas gerais, tem tudo para ser uma excelente opção se você estiver a fim de recarregar as energiasainda visitar um destino diferente. 

18 destinos para curtir com os amigos 

Anote aí alguns pontos turísticos que precisam estar no seu roteiro: gruta São Thomé, Igreja Matriz, Casa da Pirâmide (Parque Municipal Antônio Rosa), Cruzeiro, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Cachoeira do Paraíso e, claro, a Gruta do Carimbado, ponto que muitos acreditam que serve de travessia até Machu Picchu. 

11. Serra do Cipó

serra do cipo shutterstock 1474581683

Recorte da Cachoeira Grande na Serra do Cipó em Minas Gerais l Crédito: Shutterstock

Serra do Cipó é, de longe, um dos destinos mais famosos de Minas Gerais. Logo, claro que ele não poderia faltar na nossa lista de lugares perto de Belo Horizonte para conhecerAfinal de contas, fica a apenas 100 km da capital mineira 

De modo geral, pode-se dizer que a Serra do Cipó é dona de algumas das cachoeiras mais bonitas do estado. Além disso, o distrito é conhecido por sua grande importância sobre o balanço das águasposto que faz a divisão natural das bacias dos rios Doce e São Francisco.  

O que fazer na Serra do Caraça (MG): saiba por que visitar o destino   

Com certeza o Parque Nacional da Serra do Cipó é a estrela da região. Mesmo porque guarda lindas paisagens naturais bem conservadas e oferece toda uma estrutura turística para os(as) visitantes.  

O local abriga mais de 60 cachoeiras e picos com mais de 1,6 mil metros de altura. Tá pensando em fazer do lugar seu próximo destino? Então, quando estiver por lá, conheça o Parque Zareia, a Cachoeira Grande, o Vale do Travessão e o vilarejo Lapinha da Serra, por exemplo 

12. Tiradentes

tiradentes shutterstock 452390755

Tiradentes, em Minas Gerais: coleção de história e de belezas paisagens | Crédito: Shutterstock

Antes de qualquer coisa, Tiradentes é uma das preferidas de quem visita Minas Gerais – e também uma das primeiras que vêm à mente quando se pensa em cidades históricasÉ ou não é verdade? 

O destino encanta com sua história, artesanato e ruas de paralelepípedoassim como com sua coleção de casas coloniais. É sob medida para curtir uma vibe tranquila, já que é o lugar certo para passear sem pressaPara fechar com chave de ouro, Tiradentes também é bastante fotogênicaportanto aproveite para fazer muitos cliques. 

O que fazer em Tiradentes: 8 dicas para curtir a cidade mineira 

São muitos os pontos turísticos imperdíveis em Tiradentes. Todavia, há alguns que, não tem jeito, são paradas obrigatórias. Se ligaCentro Histórico, Largo das Forras, Rua Padre de Toledo, Igreja Matriz de Santo Antônio, Igreja Santíssima Trindade, Museu de Sant’Anna, Museu Casa Padre Toledo, Passinhos (capelinhas que reproduzem as cenas da Paixão de Cristo, sendo seis ao todo) e Museu da Liturgia. 

Estrada Real: veja quais cidades visitar e viaje de volta ao Brasil Colônia 
Destinos para viagens bate-volta pelo Brasil 

E aí, qual desses lugares perto de Belo Horizonte você mais gostou? Que tal começar a se planejar pra essa viagem mais que especial? Então não perca tempo, não, e entre em contato com um(a) agente de viagens. Dessa forma você viaja em segurança e tem acesso às melhores dicas. Depois não se esqueça de contar tudinho pra nós, OK? Até porque seu depoimento pode ser bem útil pra outras pessoas! 

Fonte segueviagem.com.br

Recommended Posts